Fórum da Rádio (provisório)

O Fórum mais completo sobre rádio em Portugal e no Mundo!

Você não está identificado.

#1 2009-09-10 05:40:28

JoBoY
New member
Registado: 2009-06-30
Comentários: 3

Automação Gratuita

Gostaria que colocassem aqui neste topico caso souberem, software de automação gratuita, pois de momento pertenço a uma rádio que não pode investir em software pago.

Assim, seria bom que colocassem por aqui software FREE/OpenSource que conheçam.

Como possuo um servidor com windows server 2003 e não trás placa de som integrada nem tenho hipotese de colocar nenhuma, gostaria ainda de perguntar se conhecem algum software que emule uma placa de som, também gratuito:

Ex: Virtual Audio Cable (Programa Pago).

#2 2009-09-10 11:20:25

Cylon
Member
Registado: 2008-10-14
Comentários: 469

Re: Automação Gratuita

Boas! Tens o ZaraStudio, software espanhol, cuja versão 1.6.2 é gratuíta. É aquele que me lembro de momento.

Emular uma placa de som? Não. Se não tiveres placa de som instalada num PC, como podes ter no mesmo entradas e saídas de audio? Se as tiveres, no entanto, é quase certo que ela estará instalada onboard, bastando instalar o controlador.

Porque dizes que não tens hipotese de colocar nenhuma? Não tens slots livres no servidor? Placas de som em segunda mão há várias por aí, baratuchas...

#3 2009-09-10 17:27:22

admin
Administrator
De: Évora / Portugal
Registado: 2008-10-07
Comentários: 374
Website

JoBoy:

Bom... O servidor não tem placa de som onboard? Julgo que vai ser complicado, se não impossível, emular uma placa de som. Até porque, obviamente, o áudio terá de sair por algum lado, quer numa vulgar emissão de rádio hertziana, quer numa rádio online.

O ZaraRadio 1.6.2 poderá ser uma solução... Mas, para os interessados, saibam que não funciona no Windows Vista! Bem, no server 2003, não sei, será uma questão de experimentar...

Todavia, existe uma versão mais antiga (e mais limitada) do ZaraRadio (v.1.3.4) que parece que funciona no Vista... Não é fácil de encontrar na Net, mas descobri o ficheiro de instalação... Podem sacar na minha área do 4 Shared.

Já fora do Windows, para quem souber trabalhar em Linux, há uma solução open source: Rivendell

Cumprimentos / 73,
Luís Carvalho
Administração do Fórum da Rádio

#4 2009-09-10 19:07:57

JoBoY
New member
Registado: 2009-06-30
Comentários: 3

O que eu tenho não é um servidor dedicado. É uma VPS (Virtual Private Server) em windows 2003. O que pretendo é emular uma placa de som, apenas para os programas reproduzirem o som e essa placa de som virtual apenas tem que captar o som e fazer o streaming do mesmo.
Tenho duas soluções já, mas ambas são demo.

VSC - Virtual Sound Card
VAC - Virtual Audio Cable

Ambos os programas criam uma placa de som virtual que é reconhecido no windows e no gestor de dispositivos e que mete os programas a funcionar e a fazer o streaming. Exprimentei fazer straming com o winamp, nos 2 casos e funciona a 100%. Caso opte por no shoutcast definir captação de som pela placa, ou usar o simplecast a fazer a captação do som pela placa, o som sai na mesma, só que no primeiro caso, tem ruído e no segundo tem uma voz a dizer trial de x em x segundos. Limitações por serem versões trial. Gostaria de um software assim, mas gratuito, caso contrario, mesmo com um programa de automatização não tenho hipotese de fazer o streaming. Actualmente no contexto das radios online, os softwares de automatização, são demasiado caros. No caso da minha rádio que não tem qualquer rendimento, e tudo o que tem é a custa de patrocinios, é totalmente impossível comprar um sistema de automatização, daí estar a procura de um gratuito.

Cumps

Rodapé do forum