O Fórum mais completo sobre rádio em Portugal e no Mundo!
Você não está identificado.
Alguem sabe se a torre ja caiu, ou foi afectada pela crise da bolsa...!!! E sera que alguma vez aquilo vai "avanca(r)" ...!!!
Caro Abílio Maia:
Boa questão a sua, mas quase dá vontade de dizer que o afundamento foi precoce, precedeu o dos valores bolsistas!
Bom, estou a especular, e não gosto, não posso nem devo fazê-lo porque, simplesmente, desconheço, como muitos, a verdadeira razão de o tx não ser posto a funcionar. Todavia, é possível seguir algum raciocínio aplicável á situação do RC(P) e, por arrasto, à MCR.
Em primeiro lugar, ambos os txs (Belmonte e Avanca) foram adquiridos há já uns 7 anos (contabilizando já o tempo decorrido após o relato que alguém da MCR me fez), pelo que já se pensaria em novos lugares, tando na zona de Lisboa como na do Porto.
Adjacente a essa questão, está a condição em que os ditos txs se encontram; o do Sul, foi arrecadado em condições que terão deixado muito a desejar, mas o do Norte esteve à guarda da Estação Radionaval do Monsanto.
Agora passaríamos à amortização dos investimentos.
Qual a razão de não colmatarem, de vez, os problemas c/ tx dos 1035, que talvez não saia a plena potência pelo motivo que já relatei há muitos meses? O nível habitual de pot. poderá estar dependente do estado dos circuitos - mas tb. poderá estar dependente de factores económicos. Qual das justificações será? Só a MCR poderá dizer.
Por outro lado, terão as expectativas comerciais do RC(P) ficado muito aquém do esperado? Em caso afirmativo, é lógico que não se pretenda aumentar a despesa, mantendo o tx de Belmonte como se conhece e o de Avanca à espera de melhores tempos.
Ignoro a popularidade, a resposta do público face ao RC(P) - outros aqui no Fórum estarão muito mais habilitados a comentar a este respeito, espero.
Outros poderão meditar sobre a eventualidade da cassação da licença dos 783 kHz. Pois é, sem operar, mesmo pagando a licença, esta pode ser retirada. É aqui que poderão entrar determinados pretextos, como testes, avarias, equipamento não operacional, etc., tudo serve p/ ir protelando ao mesmo tempo que se justifica, perante a ANACOM, a manutenção da licença s/ emitir na freq. correspondente à mesma.
Encare-se o que disse como mero exercício de conclusões face ao que se conhece, nada mais que isso.
73.
Carlos Gonçalves.
Último comentário por Carlos Gonçalves (2008-10-18 20:30:09)
Há algo novo para os lados de Avanca. Mas não é por uma boa razão.
Arrombaram e furtaram importantes partes da cerca de alumínio (de cor verde), em torno do terreno e contentor do emissor. Ficou apenas... a porta... e trancada! Digno de um qualquer "sketch" televisivo! A cerca que exisitia (e a porta que ainda lá está), constituía a entrada do terreno.
Foi esta tarde que me deparei com a situação, num desvio até ao tx.
Nem queria acreditar.
Escusado será dizer, que aproveitei, claro está, para entrar... e para perceber melhor a estrutura da torre.
O contentor onde está o emissor Thales (100 kW), é relativamente grande. Naturalmente, as duas portas de acesso estão, felizmente, bem trancadas. Com alguma dificuldade, ainda deu para ver (através de uma frincha de uma espécie de ventana laminada) algo que eu identifiquei como sendo um módulo do emissor. Mas podia ser outro equipamento qualquer.
Confesso ter ouvido um barulho, lá de dentro...
Não... não era o Eng. Pinto Ventura que estava lá fechado. Bom... pelo menos, pareceu-me que não. Seria antes o ruído típico de um qualquer material a "dar de si".
Feita a ronda ao contentor, desloquei-me à torre. Terreno extenso, bastante arenoso e, claro, com muito insecto. Chegado à base da torre e à casota de acoplamento, a inevitável pequena vedação verde em torno das duas. Intacta e com a portilha verde trancada.
Como já foi dito no Fórum anterior, trata-se de um monopolo dobrado, sendo que a própria estrutura metálica da torre integra o sistema radiante. Esta é ainda constituída por mais seis elementos verticais, ligados entre si, na base... sendo que o hexágono imaginário inferior, está ligado por um elemento metálico (se assim posso descrever) à casota do circuito de sintonia. A acrescentar, três sapatas para suporte das espias... e algum gado cavalar ali por perto.
Repito: não me lembro de ter ouvido nenhum indício de existência de um ser humano, dentro do contentor.
Ainda procurei a chave da porta da cerca principal... para sair... mas não a encontrei. Bom... também não foi preciso! Que o terreno respirava livremente até ao caminho de terra batida. No início, ainda pensei entrar com a minha viatura... mas creio que "lá fora"... também não ficou mal estacionada...
Último comentário por TMG (2008-10-19 20:59:33)
Até as cercas roubam! Que tempos, que tempos!!!
Mas se o emissor não emite, nem portadora, que ruído era aquele? Terão o emissor ligado para o manter aquecido?
O ruído deve ser o Eng. Pinto Ventura que ficou preso no "éter" e assim se explica o facto de não saber onde ele anda.
Ironias à parte, e a saber, o engenheiro está no Porto, na Tenente Valadim, e não na Sampaio e Pina.
Último comentário por masterhead (2008-10-20 16:27:25)
Aproveito o presente tópico para referir que já está disponível no site da ANACOM, a Edição 2008 do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências.
No que diz respeito à MF/OM, a data de revisão da licença para a Rádio Comercial, SA é em 1 de Junho de 2012. Para as estações locais é a 1 de Junho do próximo ano (2009).
Último comentário por TMG (2008-11-02 16:16:49)
Finalmenteeeeeeeeeeeeeeee....
13.30h Estou em Lavra, passei pelos 783 e ALGO...
Embora não seja emissão de o que quer que seja, mas o emissor ja emite sinal...
Quem puder verificar mais...
Caro abiliomaia:
Lamento desapontá-lo. Mas não me parece que o que quer que tenha ouvido, tenha vindo do "defunto"!
Pode tratar-se de uma qualquer espúria, originada por um outro tx. a emitir noutra frequência. De salientar, de resto, que bem próxima à freq. em causa, mais precisamente em 774 kHz, temos várias emissoras que habitualmente chegam cá com sinal satisfatório, mormente durante o período nocturno.
A saber, a nossa conhecida marroquina RTM (C): Agadir (600 kW); vários tx. da espanhola RNE 1, agora simplesmente designada de "Radio Nacional": Pereiro / Ourense (20 kW) - o mais próximo do Norte de Portugal.
Mas há mais:
Pessoalmente, estou convicto de que, tão cedo, o tx. de Avanca não vai começar a operar. Por lá continua tudo na mesma, se não pior. O resto da vedação que sobrava foi... "levada". Mas porque com a MCR, o pior é um conceito em constante entropia... toda a vedação que cercava a casota do circuito de sintonia... desapareceu!
Num cenário de activação do emissor (que deve ser sempre posterior à fase de testes), toda a área da casa do emissor, casota de acoplamento, torre e suportes da mesma deverá estar protegida. Ora, tudo isso é, por enquanto, uma miragem. Neste momento (e até ao dia de hoje), é muito fácil entrar pelo terreno do monopolo dobrado adentro; é possível tocar(!) na própria estrutura metálica da torre, nos vários elementos irradiantes verticais (as duas partes constituem a antena em si)... e em tudo o que, para já, ainda "não mexe"!
Já o disse anteriormente e repito: para fazer chegar sinal ao Grande Porto com qualidade, vai ser necessário que o tx. de Avanca opere com uma pot. bem superior a 10 kW (a pot. nominal do tx. THALES é de 100 kW), tal é a distância Porto - Avanca. Já a cidade de Aveiro deverá, em princípio, sair muito beneficiada na escuta da freq., aquando da entrada em funcionamento deste emissor.
Último comentário por TMG (2009-10-14 15:45:35)
Como diria o outro: "olhe que não, olhe que não..."
Caro TMG eu não tenho certesas, mas lhe posso garantir que há um emissor a emitir em 783. E aquilo que lhe peço é para confirmar num sintonizador se tiver possibilidade... confirme...
Mais logo faço o teste. Embora desconfie muito, mesmo muito, que seja Avanca.
carissimos, neste momento nao ha sinal nenhum nos 783, e como ja disse anteriormente, nao tenho a certeza que o sinal fosse de Avanca,mas tendo em conta a hora(entre as 13.30 e as 16.00) e a força do sinal, e confirmei em 4 radios distintos, aquilo que me parece é que seriam testes, mas...
Há planos do RCP em "re-activar" esta frequência? Era importante numa altura em que o RCP tem menos emissores...
É uma boa e repetida pergunta, já alguém teve a oportunidade de a formular a algum responsável do Rcp ou da Mcr?
Relativamente ao emissor 1035 AM de Benavente tive oportunidade de recentemente constatar uma ligeira expansão do seu sinal, se comparar com o que se verificava há 6 meses. Posso informar que serve já a cidade de Leiria e a partir daí começa a perder qualidade, mas mesmo assim é audível até Pombal, contudo não é um desempenho excepcional pois o emissor de Muge da Radio Sim, consegue um pouco melhor.
Não sei se ambos transmitem com a mesma potência, mas seguramente estarão longe dos máximos previstos de 100 kw.
Caso seja seja activado o emissor 783 khz de Avanca, mesmo que seja com a potência semelhante com que opera Benavente, penso que o mesmo serviria toda a faixa do Porto a Coimbra e quem sabe parte do Minho.
Para termos noção dos custos em causa, alguém sabe dizer de que montante estamos a falar para este investimento? Milhares de Euros ou mais de um milhão, para podermos avaliar o custo/beneficio que pode estar em causa e que pelo que se percebe tanto faz hesitar os dirigentes da Mcr.
Bem, apesar do investimento avultado, há uma esperança que é dada por estes últimos sinais. De facto, se após meses, até anos, de interrupção, o emissor de Benavente pareçe estar cada vez melhor... então também será legítimo esperar que o mesmo processo comece agora a avançar em Avanca.
A avaliar pelas informações veiculadas recentemente por Carlos Gonçalves, disponíveis, entre outros sítios, no endereço www.mediumwave.info/news.html , receio não haver boas notícias em relação ao tx de Avanca... Parece que o tx foi alvo de vandalismo, que danificou seriamente o emissor propriamente dito. A MCR não estará disposta a pagar a pesada factura da reparação, pelo que se antevê que os 783 KHz continuem mudos por algum tempo...
Ou será para sempre?
No caso da MCR já nada me admira!!!
O dinheiro ali enterrado... devia dar para pagar os salários dos jornalistas despedidos do RCP.
Se enterraram ali muito dinheiro foram muito incompetentes e perdulários porque o emissor continua mudo e parece que agora parcialmente destruído.
Sem vontade por parte da MCR para o colocar a funcionar ao longo de todos estes anos e agora sem uma rádio que justifique a sua utilização, fico convencido que este emissor só voltará a operar se for atribuído a outro proprietário.
Já me questionei vezes sem conta se a MCR não coloca em funcionamento da rede de emissores de OM, com a honrosa excepção de Benavente, porque razão não lhe é cassada a concessão???
Se uma radio local estiver sem funcionar durante determinado tempo corre o risco de perder o alvará, porque será que não acontece o mesmo com estes emissores???
Falta de coragem? Medo da MCR? Inércia ou descaso????