O Fórum mais completo sobre rádio em Portugal e no Mundo!
Você não está identificado.
Hoje, após um almoço e passeio retemperadores pelo parque central das Caldas da Raínha (Parque D. Carlos), aproveitei para, durante uma pausa, fazer um "band scan" pelo espectro radiofónico da bela cidade termal; nada de extraordinário a não ser captar a Iris FM (de Samora Correia - Benavente) nos 91.4Mhz.
No entanto, o que me traz aqui é a TSF e a sua emissão local: o RDS era R.CALDAS e da emissão apenas se ouvia música (boa selecção musical, nos minutos que escutei) não transmitindo notícias às 13h30m (ao contrário do que é habitual na emissão nacional, com os noticiários de meia em meia hora), para além de passar a costumeira publicidade local embora apenas com dois blocos muito curtos (dois anúncios, cada, e os mesmos em ambos os blocos). Passaram, também, spots sobre programas da "emissão nacional", assim como spots divulgando as frequências locais de Faro, Évora e Caldas da Raínha.
Pergunto: a emissão local das Caldas é sempre assim, só música? Uma coisa eu já tinha reparado: durante a emissão local o RDS é o que referi mais atrás e, de facto, o meu auto-rádio, tendo memorizada a TSF por defeito nos 89.5Mhz não comutava para os 103.1Mhz.
E como são as restantes emissões locais da TSF (Évora e Faro)?
MJL, Évora (desde 2006) e Faro não tem emissões locais, pois são rádios temáticas informativas, para além obviamente da TSF Lisboa, podendo assim retransmitir a TSF mãe 24 horas por dia.
A Rádio Caldas é a única local generalista vinculada ao grupo TSF.
Último comentário por André Garcia (2009-07-13 22:31:56)
OK, mas tem programas informativos locais ou, como nos breves 30 minutos que ouvi hoje, limitam-se a passar música nos horários de emissão regional?
MJL Comentou:
OK, mas tem programas informativos locais ou, como nos breves 30 minutos que ouvi hoje, limitam-se a passar música nos horários de emissão regional?
MJL:
Évora e Faro retransmitem, na íntegra, a emissão da TSF (24 horas por dia). Não há qualquer tipo de desdobramento. Não têm emissão local; não têm publicidade local. São rádios temáticas informativas.
Caro TMG!
Penso que houve um mal entendido! A minha pergunta referia-se e refere-se à TSF - R.Caldas.
MJL Comentou:
Caro TMG!
Penso que houve um mal entendido! A minha pergunta referia-se e refere-se à TSF - R.Caldas.
Como prevaleceu a sua segunda questão, induziu-me a mim (e, pelos vistos, ao André Garcia), em erro.
Seja como for, peço desculpa.
Quanto à TSF Caldas, desconheço a sua programação.
Último comentário por TMG (2009-07-14 03:21:39)
Acabo de verificar mesmo agora, no site da TSF, a completa ausência de qualquer referência aos 103.1Mhz das Caldas da Raínha.
No entanto, no distrito de Leiria, para além dos 107.4Mhz fazem referência a uns 105.4Mhz. Mas esta não é a frequência de Évora?
Interessante essa não referência no site. Foi propositado. Eles conhecem muito bem que frequências possuem
O mesmo se passa com a Rádio Jornal do Fundão. Aquilo é "jingles" metidos a meio com músicas e toca a andar.
Ontem à tarde (por volta das 16h) voltei a ouvir a TSF - R. Caldas.
Escutei a emissão local, na qual transmitiam algumas informações futebolísticas locais e o relato do jogo Caldas-Peniche através de uma péssima ligação por telemóvel; era extremamente difícil conseguir entender alguma coisa e creio mesmo que nem os mais fanáticos adeptos dos dois clubes em compita resistiriam muito tempo a ouvir!
Não consegui visualizar o RDS visto que me encontrava em S. Pedro de Moel, ou seja, já um pouco distante das Caldas da Raínha.
No entanto, registo a boa qualidade de recepção da emissão.
P.S.: captação feita com um telemóvel SonyEricsson T280i.
Último comentário por MJL (2010-03-08 23:37:03)