Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - ruicleto

Páginas: [1] 2 3 ... 14
1
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 2
« em: Outubro 25, 2021, 07:57:18 pm »
Tenho passado os três últimos dias praticamente a escutar a Antena 2 e tenho reparado na excelente qualidade das locuções e programação. Quem disse que esta rádio não tinha futuro? apenas lamento não ter difusão em DAB+, o que garantiria uma excelente qualidade sonora  -  expectável para uma rádio desta tipologia...

2
Rádios regionais e nacionais / Re: M80
« em: Outubro 25, 2021, 07:53:30 pm »
Não se estou a dar a notícia em "primeira mão", mas a M80, nos emissores que sintonizei (emissores de Manteigas e Viseu) estão a difundir radiotext, o que anteriormente não disponibilizavam. Boa melhoria - parabéns à equipa técnica.

3
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Outubro 20, 2021, 09:05:02 pm »
Julgo ser deveras interessante ir acompanhando as notícias do notável desenvolvimento do DAB+ à nossa volta, para não sermos verdadeiramente uma ilha no teto do mundo, podendo verificar a evolução desde a Croácia até à Chéquia, passando pelas rádios locais na parte flamenga da Bélgica, etc., etc., etc..

https://www.worlddab.org/news

4
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Outubro 14, 2021, 10:21:07 pm »
Espero que não tenha passado "ao lado" de todos, o lançamento de 25 rádios nacionais em França na tecnologia DAB+, ao longo do eixo Paris, Lyon, Marselha. Este país está a desenvolver, faseadamente e a grande ritmo, esta tecnologia que veio para ficar!  podem verificar através do interessante mapa interativo que existe. Que belíssimo exemplo que Portugal poderia seguir (bons exemplos):
https://www.csa.fr/Informer/Toutes-les-actualites/Actualites/Deploiement-du-DAB-Lancement-de-25-radios-nationales-sur-l-axe-Paris-Lyon-Marseille

5
VHF-FM / Re: Escutas em Portugal
« em: Outubro 12, 2021, 10:08:21 pm »
Excelente registo. Nota-se o espaçamento entre frequências que não permitirá mais nenhuma entrada...

6
Conversas soltas / Re: radiodays europe
« em: Outubro 10, 2021, 08:21:34 pm »
Não pode ficar esquecido o evento que ocorreu em Portugal (Lisboa). Há lições a aprender?:

https://www.radiodayseurope.com/

7
VHF-FM / Re: RTP: centro emissor da Lousã
« em: Outubro 02, 2021, 10:26:05 pm »
Mas, de qualquer modo, se antes se ouviam em determinadas zonas e agora não, algo está ainda por "afinar"... ou então há perda de qualquer coisa!

8
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 3
« em: Outubro 02, 2021, 10:24:03 pm »
(...)
Solução: encerrar a estação e dividir a rede ao meio pela TSF e pela M80.

Investimentos no FM, uma tecnologia ultrapassada, para quê? É como investir em máquinas a vapor na era da Automação e da Inteligência Artificial. Não faz sentido. Sabemos que o DAB+ veio para ficar.

Temos termos de comparação nas emissões televisivas. A digitalização das emissões de televisão permitiu uma melhoria significativa da qualidade de imagem (resolução, crominância, luminância), possibilitou o aumento da quantidade de canais, acrescentou serviços e diminuiu os custos de operação.

No tempo das emissões analógicas de TV, há um bom exemplo que pode ser utilizado para implementar uma rede nacional de DAB+. A TDP (Teledifusora de Portugal) foi criada em 1991 pela Portugal Telecom (quando foi uma empresa de referência no setor, na vanguarda das telecomunicações) e tinha como objetivo gerir as infraestruturas de teledifusão. Integrava os emissores da SIC e RTP e possibilitou a partilha de custos e, sobretudo, uma melhoria significativa de cobertura (com a instalação de retransmissores), bem como uma melhoria do serviço (a qualidade de imagem analógica melhorou muito).

Esta pode ser uma solução para o DAB+ em Portugal. A criação de um consórcio entre operadores destinado à implementação e manutenção desta infraestrutura de radiodifusão. Tal permite partilhar os custos de operação, reduzindo o financiamento global destinado às emissões dos canais de rádio. Foi tentado em Portugal na televisão e resultou…

Na Alemanha, cada multiplexador nacional permite difundir 16 canais de rádio, em França cada multiplexador permite difundir 12 canais de rádio. Desconheço se os alemães comprometem a qualidade de som para aumentar o número de canais por multiplexador.
Se seguíssemos o exemplo dos franceses, o processo arrancava por fases, a infraestrutura ficaria preparada para 2 multiplexadores nacionais, com 1 a funcionar (a antever o crescimento do setor no futuro).

Tal como nos outros países, com o DAB+ a funcionar em Portugal, os operadores teriam pressa para desligar emissores de FM. A difusão de sinais de rádio em DAB+ é menos dispendiosa…

Só antevejo um problema com o DAB+. Se um emissor de uma dada região falha, todas as estações de rádio deixam-se de ouvir nessa região. No entanto, um projeto bem feito para uma rede antevê esses problemas e são criados mecanismos de redundância. Assim, em caso de falha de um emissor, a qualidade de serviço baixa para os utilizadores, mas não ficam privados das estações de rádio.
Eu sou claramente a favor do DAB+ em Portugal, devido ao que explicaste.
Eu acho que o único grande problema desta tecnologia poder não avançar, é o facto de que muitas rádios locais, ainda emitirem com mesas de som e equipamentos analógicos, com mais de 30 anos.
E atualizar vários equipamentos, para as rádios terem o som a sair 100% digital e cristalino, é extremamente dispendioso para qualquer rádio local.
Caso o DAB+ fosse para avançar em Portugal, ou o governo ajudaria essas rádios locais, com a compra de equipamentos digitais (algo que neste país eu duvido), ou então, muitas rádios locais acabariam por cair, num possível desligamento do FM, logo a seguir à ativação do DAB+.
Tem que existir um período de transição, mais ou menos longo, que permita, sem sobressaltos e com muita comunicação à população, a coexistência entre FM e DAB+ dando o necessário tempo para aquisição de recetores, com a possibilidade de comutação automática entre estas duas tecnologias.

9
VHF-FM / Re: RTP: centro emissor da Lousã
« em: Outubro 02, 2021, 10:13:40 pm »
Do comentário anterior, parece ainda não estar bem!

10
VHF-FM / Re: RTP: centro emissor da Lousã
« em: Outubro 02, 2021, 06:46:47 pm »
Em Viseu as três Antenas parecem estar bem!

11
VHF-FM / Re: RTP: centro emissor da Lousã
« em: Setembro 30, 2021, 10:27:47 pm »
Temos que ter "paciência" com os trabalhos que, certamente, levarão a que o centro emissor volte a ter a grande relevância que tem tido na qualidade e alcance da emissão das Antenas 1, 2 e 3. Quem dera que esta notícia tivesse algo a ver com a instalação de elementos radiantes para o sistema digital...  ;)  melhores tempos virão...

12
Rádios no mundo / Rádios na Áustria
« em: Setembro 07, 2021, 10:05:38 pm »
Bem útil esta plataforma. Devíamos implementar os bons exemplos...
https://senderkataster.rtr.at/

14
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 3
« em: Setembro 04, 2021, 01:44:08 pm »
Quem dera que o DAB+ avançasse... :-[

15
Rádios regionais e nacionais / Re: M80
« em: Setembro 02, 2021, 09:32:10 pm »
Confirmo: sem RT, o que dava imenso jeito... apelo aos técnicos para diligenciarem.

Páginas: [1] 2 3 ... 14