Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - ruicleto

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 14
16
Rádio em Portugal / Re: Plano de Atividades ERC - 2022
« em: Setembro 01, 2021, 10:44:28 pm »
Quanto à rádio, mais do mesmo, nem mesmo uma tentativa de analisar a implementação da rádio digital em Portugal e perspetivas de caminhos a seguir (tal como já aconteceu na televisão - TDT). Desilusão total!  :(

17
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Agosto 26, 2021, 09:41:36 pm »
Confirma-se desligamento da tecnologia FM na Suíça, no final de 2024:

https://www.worlddab.org/news/blogs/85/switzerland-will-switch-off-fm-end-2024

18
VHF-FM / Re: TSF - rede de emissores
« em: Agosto 25, 2021, 10:23:42 pm »
Afinal a grande TSF está viva ;)

19
Rádio em Portugal / Re: O triste cenário do Grande Porto
« em: Agosto 24, 2021, 11:11:02 pm »
Contra factos não há argumentos... desconhecia este cenário, como provavelmente qualquer português que se interesse por rádio.

20
Rádio em Portugal / Re: Lei da Rádio - discussões
« em: Agosto 08, 2021, 11:29:57 am »
O que é dito ao minuto 28 é verdade e muito relevante na gestão das empresas públicas. A contratação de novas pessoas é um forte constrangimento na gestão diária da vida das empresas públicas. E isso também justifica teres uma rádio jovem tão envelhecida e os falsos recibos verdes.

E ainda o facto de não haver margem de progressão como acontece na MCR com Cidade > Comercial > M80 e a RR com Mega > RFM > RR.
Uma Antena 4 mataria dois coelhos numa cajadada: libertava a Antena 1 para ser uma verdadeira rádio de palavra e permitiria a formação de uma grande equipa com Augusto Fernandes, Catarina Miranda etc mais os "decanos" da 3 para uma BBC Radio 2 à portuguesa.

O problema é que uma Antena 4 vai matar mais uma série de locais, a menos que canibalizes emissores da A2 e da A3! Mas sim, faz sentido isso!Também poderias pegar em malta da 2 e da 3 e dividir entre a 1 e a 2, mas seria um risco no ar... ;D ;D ;D

A RTP deveria ter uma verdadeira rádio jovem como a Mega ou a Cidade, mas com uma playlist diferenciada. A Antena 3, com OUTRO NOME, poderia fazer esse papel.

Voltamos ao mesmo tema de sempre em Portugal: pensam que as mudanças se fazem mudando, simplesmente, o nome da estação... ERRADO.

21
Boa Noite,

Encontrei este livro publicado com o apoio da FCT,  a quem possa interessar:

https://www.icnova.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/38/2019/10/ICNOVA_RadiosLocais.pdf

Olhando para o indíce, será deveras interessante.

Bom contributo para a história da rádio. Parabéns aos autores.

22
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Julho 26, 2021, 08:35:25 pm »
Regulador da Croácia lança concurso para licenças DAB+ . Mais um passo para um país europeu... 

https://seenews.com/news/croatia-calls-tender-for-digital-radio-broadcasting-services-748535

23
Rádio em Portugal / Re: Lei da Rádio - discussões
« em: Julho 21, 2021, 10:40:21 pm »
(...)
Só com DAB+.

Através da reorganização do mapa territorial de emissores e da reorganização das frequências não seria possível?
Colocam-se algumas questões sobre o assunto:
- Custo da operação;
- Complexidade da operação;
- Solução para o curto prazo ou solução de futuro;
- Se a tecnologia suporta a demanda previsível para o futuro;
- Tecnologia ultrapassada versus tecnologia atual;
- Implicações para a população idosa, que pode ter frequências de décadas alteradas e os recetores não atualizam automaticamente a estação (recetores sem AF do RDS);
- Investimento emissores que, a prazo, podem ser desligados por motivos de substituição da tecnologia. Os últimos a entrar em funcionamento são os primeiros a ser desligados (investimento não amortizado);
- Adiar o inadiável (com os custos que isso implica).

Ao contrário do FM, em que a sintonia da estação é feita pela frequência, por exemplo, 90.2 MHz; no DAB+ a “sintonia” da estação é feita pelo nome, por exemplo, ‘Renascença’. Isto implica que podem ser feitas alterações técnicas no sistema sem que o utilizador tenha de realizar qualquer operação no recetor.

---/---
Já aqui foi referido que o operador público alemão ‘ZDF’, para a além de produzir canais de TV para a Alemanha (salvo erro, alguns também são difundidos na Áustria em sinal aberto), também é um instrumento de geopolítica, com a relevância que isso implica para o país. Desta forma, projeta a imagem deste país, está envolvido nos mais diversos tipos de coproduções e projetos internacionais (esta é uma forma dos países tirarem partido dos respetivos serviços públicos).

Vejam aqui um documentário coproduzido pela ‘ZDF’ sobre o mercado da Ribeira de Lisboa e qual a origem de alguns produtos vendidos nesse mercado. Foi difundido no canal franco-alemão ‘ARTE’, para um universo de 170 milhões de espetadores da Europa Central. Países fortes, serviços públicos fortes.

Boa análise!

24
Rádios regionais e nacionais / Re: M80
« em: Julho 17, 2021, 03:56:39 pm »
De facto, a extinção da Rádio SIM deixou lacunas no panorama pouco diversificado da nossa rádio... :'(
Podem ouvir a NOSTALGIE ou NOSTALGIE +  em língua francesa (Bélgica). Sempre vão ouvindo temas mais antigos!
ligação:  https://www.dabplus.be/fr/programmes/

25
Rádios regionais e nacionais / Re: M80
« em: Julho 15, 2021, 09:52:57 pm »
Boa explicação. ;)

26
Rádios regionais e nacionais / Re: M80
« em: Julho 13, 2021, 09:55:10 pm »
Corroboro na totalidade o que João disse. Na realidade, escutava diariamente, não só na Bélgica como Alemanha, França (região Lille) e Países Baixos - no carro. Em casa, a qualidade era igualmente excelente. Quem ouve emissão em DAB+, esquece o "velhinho FM"! Face à notável estabilidade de sinal, sem as interferências horríveis do FM e com muito mais utilidades automáticas como imagem, previsões meteorológicas, programação, capa do disco a ouvir, hora automática, etc., etc., etc. Inclusivamente mudava de DAB+ para FM (para estações que permitiam esta opção) em zonas de transição (claro que notava a diferença da qualidade pior do FM, mas era bem melhor que sem sinal algum, em algumas zonas de "sombra").
Sou suspeito nestas afirmações, mas na realidade as tecnologias não têm comparação. É comparar a antiga TV analógica (com fantasma, etc.) e a qualidade da TDT (mesmo não tendo em Portugal qualquer canal em alta definição - ainda melhor).

27
Rádios locais / Re: Rádio 5 - 88,4 MHz Espinho
« em: Julho 11, 2021, 05:04:14 pm »
De facto a tecnologia DAB+ é fantástica. Constatei a mudança automática entre FM e DAB+ na Bélgica com muito sucesso. Permite, mesmo em zonas sem DAB+ a audição em FM, caso esta tecnologia também exista!

28
Rádio em Portugal / Re: As rádios podem chegar ao TDT?
« em: Julho 08, 2021, 10:49:11 pm »
As rádios podem chegar ao TDT - Televisão Digital Terrestre?

Segundo o presidente da APR, que passo a citar as suas palavras:
"Ao contrário da televisão, a rádio ainda não fez a transição para o digital, por três motivos principais: o mercado não sente essa necessidade – são poucas as vantagens para os ouvintes; os operadores não estão interessados nesse investimento de retorno mais do que duvidoso; não tem havido necessidade de utilização da faixa de FM pelos operadores de telecomunicações.



Não li, nem tenho acesso. Certamente, o presidente da APR não está, de todo, ao corrente do que se passa na europa, no panorama da rádio digital. Tenho pena...


29
VHF-FM / Re: Grupo Renascença Multimédia - rede de emissores
« em: Julho 04, 2021, 11:04:08 am »
Será um facto num futuro próximo, com a europa a abandonar paulatinamente o FM, que os sobressalentes para os emissores a operar nesta tecnologia vão escasseando e demorando na reposição...

30
VHF-FM / Re: Grupo Renascença Multimédia - rede de emissores
« em: Junho 29, 2021, 08:29:17 pm »
Lamento esta situação, pela bonita cidade e região de Elvas... :(
Venho por este meio interceder, a quem possa diligenciar, de modo a que o concelho de Manteigas (serra da Estrela), que tem grandes dificuldades em captar qualquer uma das rádios do grupo RR, tenha também um centro emissor da RR, que permita ouvir neste concelho as rádios do grupo em boas condições - com recurso a potências reduzidas, mas suficientemente adequadas a uma receção com a qualidade que se deseja nos tempos modernos. 

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 14