Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - ruicleto

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 15
61
Rádio em Portugal / Projeto Estratégico da RTP 2021-2023
« em: Abril 13, 2021, 09:26:09 pm »
Decorrente dos novos administradores da RTP, Nicolau Santos e Hugo Figueiredo, alguém tem mais pormenores sobre o significado de "um plano de renovação tecnológica das estações emissoras FM, garantindo a cobertura nacional", que é referido ao Projeto Estratégico da RTP 2021-2023?

62
Fotos / Re: Emissores Rádio Cister e Rádio Dom Fuas
« em: Abril 06, 2021, 09:50:59 pm »
excelente trabalho. :D

63
Rádios regionais e nacionais / Re: TSF
« em: Março 29, 2021, 08:58:59 pm »
Hoje de manhã, desde Viseu até Lisboa, a frequência da TSF em 107.4 MHz (Lousã) estava com problemas de emissão (o nível sonoro alternava entre o normal e o muito baixo). Não sei se já foi solucionada esta anomalia.
A TSF continua a ser uma grande referência de rádio em Portugal, digam o que disserem. Tem sido exemplo, apesar de todas as emissoras estarem a ser afetadas por esta tragédia sanitária.

64
Rádio digital / rádio híbrida
« em: Março 16, 2021, 10:25:39 pm »
Bastante interessante e muito atual esta apresentação que foi feita dedicada a "DAB+ at the heart of hybrid webinar" - novas tecnologias inclusive em viatura. Podem assistir em:

https://www.youtube.com/watch?v=hGYuIDpMI08

65
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Sim
« em: Março 16, 2021, 06:15:43 pm »
com cobertura em França em DAB+:
https://radiomaria.fr/

com cobertura na região Flamenga, na Bélgica, em DAB+:
https://www.radiomaria.be/

66
Rádios regionais e nacionais / Re: Cidade FM
« em: Março 16, 2021, 03:32:16 pm »
Realmente isso não deveria acontecer, mas o mundo mudou um pouco... e face às manias da perfeição de tudo e todos, é o que temos  8).
Julgo que o futuro, a bem da rádio e outras coisas, vai dar alguma razão às intervenções em real direto, com os erros e tudo o mais que possa acontecer realmente, subjacente à condição humana  ;)

67
Conversas soltas / Plano de Resiliência
« em: Março 10, 2021, 10:49:11 pm »
Será que o "Plano de Recuperação e Resiliência" não poderia ter tido uma atenção para com a implementação da rádio digital em Portugal? perde-se uma grande oportunidade para a rádio portuguesa?
Este passo importante poderia inserir-se no digital e economia mais verde, face aos ganhos ambientais a considerar nesta tecnologia. A digitalização também é um dos pilares apregoados na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Faltou, talvez, quem devesse ter a incumbência de ter lembrado e colocado em escrito...

68
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Março 10, 2021, 10:06:56 pm »
Mais um europeu a dar passos para o DAB+  -  Chipre:

https://www.worlddab.org/countries/cyprus#news

69
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Março 06, 2021, 07:38:17 pm »
Lançamento de cinco rádios locais em DAB+ na Bélgica francófona (região ocidental):

https://www.dabplus.fr/2021/03/03/lancement-de-5-radios-en-dab-en-belgique-francophone-r%C3%A9ception-possible-dans-le-nord-de-la-france/

70
Rádios locais / Re: 105.4 Cascais
« em: Fevereiro 21, 2021, 05:55:52 pm »
Gostei de ver a simulação apresentada para o 105.4 Cascais :). Será que é possível efetuar simulação para a M80 Manteigas? - simples curiosidade...
M80 Manteigas: chega a Castro Daire,Satão,Vila Nova de Paiva acho que deixa algum sinal.
Na zona da Guarda falha na cidade,mas chega,de carro,até perto da fronteira.
Ouve-se mal em Gouveia e Seia,ouve-se bem em Nelas,Carregal,Mangualde,Tábua,Santa Comba Dão,Tondela. Sinal razoável em Viseu (ouve-se nas partes altas da cidade,fraqueja no centro),chega,de carro,até bem perto de Penacova,ajudando a fazer o IP3.
De resto não sei mais...
Voltando ao tópico,por mera curiosidade,rádios de Cascais chegam a Lisboa? E as de Sintra? E emissores de Lisboa chegam a Sintra?


Boa análise de cobertura da M80 Manteigas. Emissor instalado a uma elevada cota, situado na região das Penhas Douradas.

71
Conversas soltas / Re: radiodays europe
« em: Fevereiro 20, 2021, 03:51:06 pm »
"Radiodays Europe - Lisbon" - evento novamente adiado.
Dada a continuação da crise provocada pela pandemia COVID-19, este evento foi adiado para 9 a 11 de outubro 2021, em Lisboa.

https://www.radiodayseurope.com/

72
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Fevereiro 18, 2021, 05:02:00 pm »
webinar focado no tema DAB+ e rádio híbrida em veículos - 10 de março 2021.
Registo gratuito. Verificar em:
https://www.redtechtribe.com/technology-featured/worlddab-and-ebu-host-march-webinar/

73
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 3
« em: Fevereiro 14, 2021, 07:05:32 pm »
Da Antena 3 tenho saudades do Planeta 3, com Raquel Bulha e tenho, ultimamente, escutado bons rapazes, com "música do outro mundo"

74
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Fevereiro 09, 2021, 10:56:21 am »
Gostei de ler o texto. Releva, é facto, alguma realidade. No entanto, na Europa a realidade tem vindo a ser muito diferente, com uma evolução e implantação a grande escala. Talvez o nosso velho continente venha a ser o "reboque" de outras regiões do mundo? o futuro o dirá...

75
Rádio digital / Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« em: Fevereiro 07, 2021, 06:06:15 pm »
Enquanto em Portugal nos vamos "entretendo" a falar sobre interferências e alcances de emissores num FM analógico, gasto e sobrelotado, o resto da europa está a dar passos concretos na implementação da tecnologia digital, na qual, se bem planeada, proporcionaria muitas mais rádios nacionais, regionais e locais com melhor sonoridade e sem interferências. Só posso associar ao que se passou em Portugal com a implementação da TDT (pouquíssimos canais) e com o que se passa com a implementação do 5G (muito atrasada) - somos demasiado "tacanhos" e perdoem-me esta expressão de desabafo, vendo apenas mais uns metros à frente em vez de vermos a longa distância o fututo que aí está! Qualquer dia, nem técnicos capazes teremos para implementar estas tecnologias digitais. Julgo que o pontapé de saída deveria ser iniciado pela RTP, pois sendo de âmbito público, deverá estar na frente da tecnologia, em igualdade com os seus congéneres europeus de difusão televisiva e radiofónica.
Santa paciência...

Concordo em parte com o que escreve,mas... Mas há sempre um ( ou mais... ) "mas".
Em 1998 quando fomos quase pioneiros no DAB, havia dinheiro. Como muitas vezes acontece neste cantinho, a oportunidade perdeu-se e depois de ter mais de metade do país com DAB a RT(D)P desligou a rede.
Pergunto ao sr. Rui, se acha que neste momento, ou nos próximos anos existe viabilidade financeira (e se calhar até social... ) para que Portugal implemente o DAB? Eu parece-me MUITÍSSIMO improvável, mas poderei estar com "pouca visão", e espero que esteja errado pois será sinal que os tempos vindouros serão bem melhores... Duvido...

Caro Abilio, concordo e julgo ser claro que vamos ter um período certamente difícil para todos nós, mas isso não poderá servir de desculpa para a transformação e evolução com os nossos pares europeus. Como é que eles conseguem e nós não? refiro-me concretamente aos países que entraram bem mais tarde do que nós na União Europeia. Às vezes a alegada falta de dinheiro não é explicação para tudo. É sabido que a tecnologia digital é menos onerosa que a analógica. O que vai suceder quando as peças para os emissores forem sendo descontinuadas? deixo para pensamento...

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 15