Autor Tópico: Antena 3  (Lida 281182 vezes)

franciscos

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Re: Antena 3
« Responder #2610 em: Outubro 24, 2021, 03:53:05 pm »
Desconheço a realidade de outros rádios do mesmo âmbito. Eu mesmo, que sou jovem (tenho apenas 28 anos) deixei de ouvir rádios musicais. Apenas ouço a antena 1, a 3 (e sobretudo aos fins de semanas e de semana a prova oral) e a tsf, para ouvir música habituei me às plataformas de streaming e como sou um colecionador de discos tenho sempre muito para ouvir e por essa razão, as rádios musicais perderam o meu interesse, em particular pela péssima música que passam.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2611 em: Outubro 24, 2021, 05:07:12 pm »
Não tenham dúvidas que se for para passar música mainstream, nenhum jovem irá ouvir a antena 3.. Se for para ser a verdadeira "alternativa" então sim, talvez possa reconquistar público.
Sejam realistas, as plataformas de streaming estão a ganhar um impacto brutal na vida dos jovens, o Spotify por exemplo, para quem é estudante custa uns meros 3.50.
A antena 3 precisa de um caminho alternativo, com mais palavra e apostar forte na programação de autor sobretudo em géneros que são mais difíceis de descobrir ou que exigem paciência que muitos jovens não têm.
Mais uma rádio do género mega ou cidade não por favor. Se é para isso que acabem com a 3 e criem um novo projeto
Isso é condenar a 3 ao guetto em que está metido agora.

O que a Antena 3 deve fazer está plasmado em várias rádios jovens públicas por essa Europa fora, desde logo, pela 3FM holandesa ou pela BBC Radio 1 do Reino Unido.
Sem dúvida. Mesmo para os defensores de que o serviço público não deve andar ao sabor das modas,  a BBC Radio 1 não deixa de apostar em géneros musicais "fora de moda". Só para dar exemplos nos últimos dois anos foram criados um programa dedicado ao soul, outro ao R'n'b e outro de drum'n'bass que foi aumentado.
Já para não falar da 6 Music que supostamente é o principal exemplo para a equipa da 3 e neste momento é muito mais mainstream que a portuguesa, um autêntico gueto como foi dito...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2612 em: Outubro 24, 2021, 05:57:23 pm »
O Coyote a partir de 6 de Novembro volta ter 2h, no esquema habitual de 1h ao Sábado outra ao Domingo, sempre ao Meio Dia.

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2613 em: Outubro 24, 2021, 06:54:38 pm »
A 3 ao nível da playlist, já o disse uma vês mas repito, deve ser parte do que agora passam(algumas têm de ir fora), mais algumas das coisas, adequadas, não é tudo, do que passa na Comercial, RFM, Cidade ou Mega, num esquema 3 no estilo 3 para 1 no estilo das outras rádios que citei.

Ter alguns programas de autor nos dias de semana e outros ao Fim de Semana, os da semana deviam começar ás 23h e acabar à 1h e não cpmeçarem ás 00h como agora, para isso era preciso acabar com o Portugália(já não faz sentido) e passar o Indigente para as 22h. Os programas de autor alguns teriam de acabar ou reduzir, proponho o fim nos dias de semana, do Disco Disse e do Caixa de Ritmos(a dance music está bem representada no fim de semana) sendo substituídos por outros claro, e reduzir o Alta Tensão a 2h na vez de 4h, no fim de semana proponho o fim de alguns programas de Domingo, sendo eles o de Jazz e o do Ricardo Saló, não fazem sentido na 3(preferível playlist a estes programas). O Coyote e o Matéria prima, terem as 2h seguidas, e não uma em cada dia, sendo que o Coyote seria Sábados das 11h às 13h e o Matéria Prima Domingos no mesmo horário. 3 programas de autor para tapar o as 6h deixadas livres durante a semana, 2h de Reggae, caso fosse possível 2h do Páginas Amarelas que mudaria de dia e o programa do Sam The Kid, pedindo-lhe para fazer 2h. No horário deixado livre aos Domingos à noite, seria, das 20h ás 21h um espeço dedicado a memórias Antena 3, ás 21h o Domingo no Mundo, que mudaria de horário, seguido do Ping Pong que passaria a ter 2h, caso fosse possível.

As tarde de Fim de semana seriam das 13h ás 14h de ambos os dias o Domínio Público e playlist das 14h às 18h. Manteria o TOP Sábados das 18h ás 20h, mas passaria incluir nele música estrangeira e no Domingo das 18h ás 20h um espaço para apresentação de novos discos, efemérides musicais da semana ou espectáculos ao vivo de músicos estrangeiros, ou portugueses tipo o Eléctrico.

Durante a Semana o Domínio Público surgia apenas 2 vezes, ás 12h e ás 16h, noticias das 7h às 10h e das 17h às 20h.
« Última modificação: Outubro 24, 2021, 06:58:31 pm por tuscano »

Aracaçu

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2614 em: Outubro 24, 2021, 06:59:48 pm »
Sim. São interessantes as sugestões do tuscano. E se possível nos fins-de-semana tentar fazer com que esses programas passassem em directo, afinal muitos locutores que fazem essas rubricas durante a semana não estão a trabalhar na Antena 3. E os tempos de playlist também seria mais genuíno se fossem em directo, e claro, com melhor selecção musical.

Se na Antena 1 temos sempre um locutor fixo durante os fins-de-semana... porque não acontece o mesmo na Antena 3

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2615 em: Outubro 25, 2021, 09:50:22 am »
Sim. São interessantes as sugestões do tuscano. E se possível nos fins-de-semana tentar fazer com que esses programas passassem em directo, afinal muitos locutores que fazem essas rubricas durante a semana não estão a trabalhar na Antena 3. E os tempos de playlist também seria mais genuíno se fossem em directo, e claro, com melhor selecção musical.

Se na Antena 1 temos sempre um locutor fixo durante os fins-de-semana... porque não acontece o mesmo na Antena 3
A parte da playlist ao fim de semana sim com locutor em directo, os programas de autor preferível em directo, mas também não é o fim do mundo se forem gravados, mas com cuidado que é para não acontecer o que aconteceu este último fim de semana na RR, no programa Hotel Califórnia.

Faltou-me acrescentar que as manhãs de fim de semana seriam playlist até as 10h e das 10h às 11h Sábados o Precisamos Falar e  Domingos o excelente A Minha Geração. O Razão de Ser terminava de vez e o programa da Ana Markl O Espuma dos Discos transformar-se-ia no tal programa de apresentação de novos discos, efemérides musicais da semana, dos Domingos às 18h(neste caso teria de ser gravado, devido à Ana Markl fazer o programa da Manhã).

Por fim as noites de Sábado a partir das 20h até altas horas da madrugada seriam para a Dance Music, fornecendo também Podcast de todos os programas e set´s, tal como de outros programas claro está.
« Última modificação: Outubro 25, 2021, 10:01:27 am por tuscano »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2616 em: Outubro 25, 2021, 12:08:48 pm »
Concordo também com as sugestões do tuscano, só não acabaria com a Caixa de Ritmos uma vez que muita gente sai à noite às quintas-feiras e não reduziria o Alta Tensão que consegue ter entrevistas a figuras internacionais (devia ser muito mais promovido).

O problema para o Matéria Prima e restantes programas de domingo é que a Antena 2 continua e continuará sem qualquer mudança por isso o melhor seria avançar para uma web-rádio para as albergar. É absurdo a rádio que ainda acaba por ter mais público para ela, é a única das Antenas sem nenhuma...

O Coyote a partir de 6 de Novembro volta ter 2h, no esquema habitual de 1h ao Sábado outra ao Domingo, sempre ao Meio Dia.

É o fim da Espuma dos Discos?

Entretanto há 2/3 jingles novos com a voz da Andreia Pinto, substituindo os da Inês L. Gonçalves.
« Última modificação: Outubro 25, 2021, 12:25:07 pm por radiokilledtheMTVstar »

Aracaçu

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2617 em: Outubro 25, 2021, 07:25:17 pm »
A Andreia Pinto, actualmente, deve ser vista na Antena 3 como a substituta da Inês Lopes Gonçalves.

Quanto à questão de ter que fazer o programa de domingo gravado para na segunda estar em directo nas manhãs, ok, mas é algo relativo. Na TSF acontece imensas vezes o locutor que larga o serviço às 0.00 estar às 13.00 do dia seguinte a pegar o serviço, nomeadamente ao fim-de-semana. E sempre em directo.

O profissional que gosta da rádio faz os sacrifícios que forem precisos por ela, a Ana Markl disse uma vez a propósito de criticarem a playlist da 3 que passava vários temas repetidos "mas quem é que ouve 10 horas de rádio por dia?" Minha cara, quem gosta mesmo de rádio mesmo sendo um simples ouvinte consegue ouvir essas horas e até mais de rádio por dia, se o puder fazer nos seus empregos... Então os profissionais devem ainda mais consumir rádio. Para estarem actualizados, informados... Por isso me faz confusão situações como acontecem na TSF em transição de madrugadas para manhã, quando há locutores que repetem músicas que o colega deu há 10/15 minutos...
« Última modificação: Outubro 25, 2021, 07:30:52 pm por Aracaçu »

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2618 em: Outubro 25, 2021, 07:47:10 pm »
O Programa Bons Rapazes nas Sextas mantinha, mas passava a ser das 21h às 23h, na hora das 20h que ficava em branco, simples playlist, ou resanhas de carreira de grupos e cantores.

A Redução do Alta Tensão é para conseguir ter mais um programa como o de Reggae, ou conseguir que o programa do Sam The Kid tenha um horário mais adequado. O Caixa de Ritmos, na minha opinião, desaparecer não sei, mas a dance music já está bem representada nos Sábados, não precisa de mais programas, mesmo sendo uma Quinta, a não a ser a espaços na playlist diária.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2619 em: Outubro 27, 2021, 09:38:07 am »
O Programa Bons Rapazes nas Sextas mantinha, mas passava a ser das 21h às 23h, na hora das 20h que ficava em branco, simples playlist, ou resanhas de carreira de grupos e cantores.

A Redução do Alta Tensão à para conseguir ter mais um programa como o de Reggae, ou conseguir que o programa do Sam The Kid tenha um horário mais adequado. O Caixa de Ritmos, na minha opinião, desaparecer não sei, mas a dance music já está bem representada nos Sábados, não precisa de mais programas, mesmo sendo uma Quinta, a não a ser a espaços na playlist diária.

Quanto ao Bons Rapazes já não concordo, é o programa perfeito para começar o fim de semana e apanha muita gente a caminho dele logo às 20h como se vê pelo Facebook do programa.

Já o programa de reggae para mim teria de voltar a ser aos sábados à tarde, e não acho que o programa do Sam the Kid esteja num mau horário com muita gente a regressar do fim de semana.

Mas isto teria de ser tudo acompnhado por mais um rebranding... ainda hoje a Questiúncula das Manhãs perguntava sobre "que coisas que achavam cool quando eram jovens agora vos envergonham". Isto é literalmente a convidar os que ainda ouvem pela música a não o fazerem... A MCR que se chegue a frente, com a Vodafone com investimento a juntar-se à Cidade na parte mais comercial dominariam o mercado jovem.

« Última modificação: Outubro 27, 2021, 09:53:24 am por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2620 em: Outubro 27, 2021, 12:27:06 pm »

Mas isto teria de ser tudo acompnhado por mais um rebranding... ainda hoje a Questiúncula das Manhãs perguntava sobre "que coisas que achavam cool quando eram jovens agora vos envergonham". Isto é literalmente a convidar os que ainda ouvem pela música a não o fazerem... A MCR que se chegue a frente, com a Vodafone com investimento a juntar-se à Cidade na parte mais comercial dominariam o mercado jovem.

OMG... isto é o corrolário daquilo que tenho vindo a dizer: o envelhecimento da estação e do auditório, com o envelhecimento dos animadores. Qualquer dia, a A3 vira a alternativa sénior!

Têm malta nova na Internacional que podiam aproveitar e mandar para lá malta da 3 que já nem sabe bem o que anda ali a fazer.

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2621 em: Outubro 27, 2021, 12:46:59 pm »

A Redução do Alta Tensão à para conseguir ter mais um programa como o de Reggae, ou conseguir que o programa do Sam The Kid tenha um horário mais adequado. O Caixa de Ritmos, na minha opinião, desaparecer não sei, mas a dance music já está bem representada nos Sábados, não precisa de mais programas, mesmo sendo uma Quinta, a não a ser a espaços na playlist diária.

Quanto ao Bons Rapazes já não concordo, é o programa perfeito para começar o fim de semana e apanha muita gente a caminho dele logo às 20h como se vê pelo Facebook do programa.

Já o programa de reggae para mim teria de voltar a ser aos sábados à tarde, e não acho que o programa do Sam the Kid esteja num mau horário com muita gente a regressar do fim de semana.

Em relação ao Bons Rapazes, sim talvez concorde. O reggae não sei, se for de tarde não vejo mal nenhum, teria era de o Top começar às 17h e o reggae às 19h, o problema é que muito de quem poderia ouvir, pode ir ver o futebol, dai eu falar em noite.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2622 em: Outubro 27, 2021, 05:24:41 pm »

OMG... isto é o corrolário daquilo que tenho vindo a dizer: o envelhecimento da estação e do auditório, com o envelhecimento dos animadores. Qualquer dia, a A3 vira a alternativa sénior!

Têm malta nova na Internacional que podiam aproveitar e mandar para lá malta da 3 que já nem sabe bem o que anda ali a fazer.
Eu tenho poucas dúvidas que a idade média pelo menos do público das Manhãs neste momento deve ser já igual ao da RR...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2623 em: Outubro 27, 2021, 08:38:29 pm »

Eu tenho poucas dúvidas que a idade média pelo menos do público das Manhãs neste momento deve ser já igual ao da RR...

Muito provavelmente.

Até diria que ela por ela com a própria Comercial e RFM.

R4

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2624 em: Outubro 28, 2021, 10:11:28 am »
E porque não com a própria M80?