Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Zeca 2021

Páginas: [1]
1
A Rádio Portuense anuncia nas suas redes sociais que este programa dedicado ao Rock mais pesado vai ser diário.
È preciso uma rádio on line promover o Heavy Rock pois no FM praticamente não existe. O FM está tão mau que a palavra "Rock" quase não existe, quanto mais o Heavy Rock. A Vodafone espetou mais um prego no caixão do Rock. Pelos vistos, no Porto ainda há quem acredite que há espaço para o Rock mais pesado.
Um bem haja por isso.

2
Conversas soltas / Rádio Locais / TVI
« em: Outubro 22, 2021, 10:05:51 pm »
Esta semana o programa da manha da TVI convidou dois animadores da Rádio Voz de Santo Tirso e da Rádio Guadiana para falarem de ambos os projectos e do sucesso de audiência que possuem nos respectivos concelhos. Se desconhecia o caso da Rádio Guadiana, o caso da Voz de Santo Tirso já me tinha apercebido, pois passo pela frequência para ver como aquilo anda. Neste momento essa rádio local é praticamente de um homem só, das 09 às 12h e das 21h à 00h.

Só escutando para se ver de que fenómeno se trata, pois não consigo descrever.

3
O projecto Tinderela que foi convidado da prova oral do Fernando Alvim está de regresso à rádio na Rádio Portuense, Sexta Feiras, 23h/00h
São estes espaços que não tendo espaço numa rádio FM, há a rádio on line.

4
Rádio em Portugal / O triste cenário do Grande Porto
« em: Agosto 22, 2021, 02:42:41 pm »
Porto : 2 rádio locais
Gondomar: 0
Vila Nova de Gaia: 1
Matosinhos: 0
Maia: 0

Rede Regional Norte: 0

No concelho do Porto e nos concelhos que fazem fronteira com o Porto das 13 frequências de rádio locais + a rede regional norte apenas existem 3 rádios com emissão própria a partir do concelho. O Grande Porto está moribundo em termos de rádios.
Como foi possível o poder autárquico e as forças vivas destes concelhos terem permitido chegar a este triste cenário.
Um país submisso a poderes partidários, mudanças na lei da rádio que permitiram o aglomerar de frequências, uma associação de rádios locais também ela submissa ao poder e empresários locais que olharam para os alvarás como forma rápida de ganhar dinheiro e no cimo da cereja, um poder politico centralista que protege os grandes grupos, levou a este cenário catastrófico no Grande Porto.

Se fosse acrescentado os concelhos do segundo anel, o cenário era igualmente negro.
Pobre Portugal.

5
Estive a escutar e a ver o novo programa da Rádio Portuense, de entrevista a bandas do universo Rock nacional, que vai para o ar todas as Terças à noite. Vi hoje em repetição na rede social da Rádio e são estas iniciativas de rádios on line que preenchem o espaço que as ditas de FM não preenchem. De acordo com a pagina da Rádio, mais de 20 000 pessoas estiveram passaram pela entrevista, apenas pelo facebook. De facto, as redes sociais tornam-se cada vez mais, o melhor parceiro das rádios.

Na cidade do Porto, com apenas duas rádios ( Nova/Festival ) e nos arredores onde já não há praticamente rádios ( Nova Era/ Rádio 5 ) onde há espaço para entrevistar bandas?

Está visto que a Rádio Portuense está a abrir caminho no Grande Porto. Parabéns ao projecto.

6
Rádio em Portugal / Programas de autor
« em: Julho 16, 2021, 04:35:43 pm »
Está visto que a regra hoje em dia são playlist durante 24 horas e vão sucedendo animadores de x em x horas, que se limitam ao tempo, horas, uma piada ali e acola, uma leitura de uma revista cor de rosa, mas a musica não são eles que a colocam. No fundo, uma fabrica de chouriços.

Deixando a regra, pergunto eu sobre as excepções, programas de autor, onde a musica por exemplo resulta apenas do gosto do animador.

Em Portugal, na rádio portuguesa, seja ela do FM ou até do on line, que programas sugerem e que escutam quase obrigatoriamente.
Ainda existe aquele vicio de se escutar um programa de rádio de forma obrigatória, porque se gosta da musica, do formato do programa em Portugal?

7
A rádio via rede social veio para ficar.
Ninguém pelo forum referiu que a TSF na parte final do campeonato de futebol deste ano começou a relatar os jogos também pela sua pagina de Facebook.
Não o referi na altura por estar impedido e por questões de saúde posteriores.
Refiro agora.

Tinha alertado aqui o ano passado que as rádios dos grandes grupos ia começar a olhar para as redes sociais como a nova forma de angariar ouvintes e serem escutadas. Chamaram-me de louco e de irrealista aqui pelo forum.
Nessa altura referi que esse fenómeno nasceu pela rádio on line do Porto ( Rádio Portuense) em 2016 e durante o ano de 2019 pela Golo FM.

A TSF começou este ano a fazer o mesmo e até a RR já seguiu o exemplo.

A Antena 1 ainda não mas já transmite a edição do Portugal em direto e da Antena aberta via Facebook.

O que este meio tem de interessante é que se consegue ver em direto quantas pessoas estão a usar esse meio e facilmente se vê quantas pessoas escutam o relato via rede social, podendo comparar quem tem maior audiência na rede social.

Este fenómeno vai ser a próxima luta que as rádios vão ter em termos de audiência, quer em relatos quer em programas de palavra, pois o video/audio em direto está a surgir por todo o lado.

A rádio mudou e as formas de obtenção de audiência também.

8
Uma simples busca de rádios on line portuguesas descobrimos que cada vez mais surgem rádios on line em vários municípios e os grandes grupos de media criam rádios on line temáticas.
Se nenhum grupo de média descura a transmissão on line e até cria rádios temáticas é porque a rádio on line veio para ficar, penso eu.

Em 2021 que peso têm as rádios on line hoje em dia em Portugal?
Será que as audiências de rádios on line já é muito acentuada e tenta-se ignora essa realidade paralela, o maior perigo para o FM?
Neste momento em Portugal há alguma rádio on line que se destaque?

9
Conversas soltas / 30% de quotas de musica portuguesa
« em: Janeiro 18, 2021, 05:17:47 pm »
Na TVI escutei o responsável pelas rádios da Media Capital criticando a medida.
Disse ele, que a Media capital muito faz pela musica portuguesa.
Qual musica portuguesa?

Um cantor de musica portuguesa que resida no Porto, para estar numa das rádios da Media Capital tem que fazer 310km para estar num estúdio da Media capital.
E se for de Bragança? Lá vai ter que fazer 550km.
Resta as locais a defender a musica portuguesa.
Quem resta?
Os amigos da roda lisboeta, esses sim, que por lá estão.
A M80 que musica portuguesa passa? Os mesmos hits de sempre que comprimidos aquilo deve dar meia duzia de bandas e os mesmo temas sempre.

A RR é igual.
Sempre os mesmos, por norma os artistas que residem na capital.
O resto não tem hipóteses ou lá vai ter que se me meter no pendular.

10
Aquele que foi a mais carismatica voz da rádio do Porto nas decadas de 80 e 90 volta á rádio numa rádio on Line, a Rádio Metropolitana do Porto, ao que parece com estúdios físicos na mesma rua onde existiu a melhor rádio pirata do Porto, a Rádio Delirio. Não sei qual a idade do senhor mas que marcou milhares e milhares de pessoas no Grande Porto, lá isso marcou. Está visto que as rádios on line estão em força, falta saber se a maré vai encher ou é sol de pouca dura. A Rádio também anuncia as vozes de Jose Carlos Ferreira ex Rádio Estádio. 

11
Rádios locais / Jornal FM - 103,6 MHz Paredes
« em: Dezembro 18, 2020, 04:32:56 pm »
È uma das resistentes no Grande Porto desde 1989.
Apesar do fraco emissor, entra em todo o Grande Porto muito facilmente.
Reparei que vozes da Jornal FM foram para a No AR e agora a rádio está limitada a três vozes de continuidade.
Desde há muito tempo que continuam a apostar numa rádio que tenta ser um mix de M80/Nova Era/Mega Hits com aposta cada vez maior hip pop/Kizomba e afins. Apesar de anunciarem que são a mais ouvida no Vale do Sousa, tenho serias duvidas, mas uma coisa é certa e tenho de aplaudir: Existem há 35 anos, ainda do tempo das Rádio Piratas, empregam gente, mantem o emissor no concelho e quem o detém já devia ter sido sondado para a sua venda ( o emissor faz milagres no Porto ) mas continua, e bem, firme na manutenção do projecto. 

12
Teve honras de inauguração no dia de Portugal, pelo embaixador português, a Rádio Portuguesa UK on line, em Londres. Ao fim de 3 meses, tem aumentado as audiências para uma média de 20 000 por dia. A Rádio On line é por todo o mundo o futuro e com a a evolução tecnológica nos carros e a diminuição de custos no acesso à internet, o FM vai perdendo sempre clientela para o on line. Quem ganha com isso é a rádio em geral. Quem perde com isso são os monopólios de alvarás FM que certos grupos possuem.

13
Rádio em Portugal / Escuta de rádio: receptor físico vs Internet
« em: Outubro 01, 2020, 05:58:56 am »
Mas quem ouve rádio a partir de um rádio hoje em dia, a não ser no carro?

14
Conversas soltas / Hard Rock/Heavy Metal
« em: Setembro 17, 2020, 08:47:22 am »
Bom dia.
Gosto de Rock/Hard Rock/Heavy Metal mas quem gosta de ouvir rádio pouco ou nada existe para este género de musica na rádio em Portugal. A rádio está cheia do mesmo, ou é pimba, jazz hip pop, tecno/Funk/Kizomba/indie e mais nada. O éter está cheio do mesmo. Para quem está em Portugal, ainda existe algum programa dedicado a este género tão esquecido hoje em dia? Se sim, onde posso escutar numa rádio FM ou até on line portuguesa? Obrigado

Páginas: [1]