Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 9403 vezes)

Atento

• Hero Member
    • Ver Perfil
Re: Memórias da Rádio
« Responder #30 em: Novembro 03, 2019, 01:14:22 am »
Diogo Beja esteve na ANTENA 3 antes de 2009.

O Bigode do Sala

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Novembro 03, 2019, 01:20:46 am »
https://m.arquivo.pt/wayback/20020804234159/http://antena3.rdp.pt/programacao/index_programacao.html
Esta era a programação da Antena 3 a 04 de Agosto de 2002.
Aqui pode ver que o Diogo Beja tinha um programa chamado Serviço Público co-apresentado com a Raquel Bulha.
O Nuno Reis, a Ana Lamy e o Malato já lá andavam também.
Que grelha tão pobrezinha!
Interessante ver como tiveram a coragem de ir recuperando os programas de autor. O mais fácil era ter ficado com uma grelha deste género, e que saía muito mais barata, até hoje...

Tenta ver as de 1999, 2000 e 2001, pré-chegada do Montez.
Metia medo ao susto, com enlatados como o Rui Santos a apresentar o Rick Dees Weekly Top 40.
O Paulo Rocha e o Nuno Eiró também andavam por lá.

Essa de 2002 até nem era má de todo em termos de radialistas e a playlist era bem porreira. No que toca a música de dança, se tirares a Música com Pés e Cabeça, dá um bigode à actual.
Se fores uns meses para a frente, já tens a Prova Oral, a Portvgália, o Grande Sofá e o regresso do Indiegente.

Atento

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Novembro 03, 2019, 01:22:12 am »
Outra curiosidade,o José Marino chegou a estar na Comercial e até gostava dele... Nem sei porque saiu mas foi na altura do regresso do Pedro Ribeiro.
Mas nessa altura pela Comercial passaram José Carlos Cunha que deixou a rádio,o Paulo Pinto Ribeiro que está nos 93.7,a Carina Costa,o Bruno Pereira que está hoje na Antena 1. Muitos deles saíram quando veio o Pedro Ribeiro. Nessa altura a Comercial teve o maior período de instabilidade a nível de grelha. Só quando o Pedro Ribeiro voltou é que começou a estabilizar. E com ele reforçou bem a equipa. Trouxe de volta o Miguel Chagas que tinha estado em 2004,tendo sido este a dar início às madrugadas da Comercial. Trouxe o Diogo e a Sandra Ferreira da Best, depois veio o José Araújo e a Ana Isabel Arroja. Mas com a criação da M80 foi pescar alguns a Cidade. Em 2007 foi buscar a Catarina Miranda e o Vasco Palmeirim. A Sofia Morais também passou pela Comercial. A equipa da Comercial estabilizou desde 2010/2011, quando entrou a Rita Rugeroni.

José Marinho saiu da Comercial pois foi convidado por Rui Pego para ser seu diretor adjunto com o pelouro da ANTENA 3.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Novembro 03, 2019, 02:16:35 pm »
Metia medo ao susto, com enlatados como o Rui Santos a apresentar o Rick Dees Weekly Top 40.

Essa de 2002 até nem era má de todo em termos de radialistas e a playlist era bem porreira. No que toca a música de dança, se tirares a Música com Pés e Cabeça, dá um bigode à actual.
Se fores uns meses para a frente, já tens a Prova Oral, a Portvgália, o Grande Sofá e o regresso do Indiegente.
Tens acesso a elas?
Sim, mas aposto que praticamente não deviam existir rubricas e com painéis de 4 horas deviam apenas dizer o nome das músicas e pouco mais. Quanto a música de dança isto só está assim neste momento porque o Reis quis destruir...

estvmkt

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Novembro 03, 2019, 02:26:15 pm »
A maioria dos animadores da 3 já todos na casa dos 50...
Dessa grelha de 2000 nunca ouvi o Augusto Seabra e o Rui Santos.

O Bigode do Sala

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Novembro 03, 2019, 04:19:20 pm »

Tens acesso a elas?
Sim, mas aposto que praticamente não deviam existir rubricas e com painéis de 4 horas deviam apenas dizer o nome das músicas e pouco mais. Quanto a música de dança isto só está assim neste momento porque o Reis quis destruir...

Olha que eu não tenho essa ideia. Penso que haviam bastantes rubricas entre os painéis. Contudo, não te esqueças que a revolução na Antena 3 começou a 05 de Novembro de 2001 com a chegada de uma nova equipa das manhãs e outra malta vinda da RC.
A estação só ficou estabilizada e bem reforçada, pelo que percebo, um ano depois, com aparecimento dos programas de autor que mencionei e que por lá perduram.

Sobre as programações antigas, fica aí com uma lista para te divertires:

Janeiro de 1997:
https://web.archive.org/web/19970102093330/http://www.rdp.pt/antena3/programa.html

Dezembro de 1998:
https://web.archive.org/web/19981201090852/http://www.rdp.pt:80/antena3/programacao.html

Março de 2000 (e a pior de todas, para mim):
https://web.archive.org/web/20000303161056/http://www.rdp.pt:80/antena3/programacao.html

Curiosidades: Manhãs com Pedro Costa em 1997 (ainda criticamos o Luís Oliveira nas manhãs), Miguel Quintão chegou a fazer as tardes em 1998, antes de sair para a Voxx (acho eu), o Indiegente era apenas Indigente e em 2000 havia um painel nocturno (das 2h às 4h) com a Ana Galvão e o Ruy Estêvão.
Actualmente, ou é mera playlist, podendo ter uma voz pré-gravada, ou algum programa de autor empurrado para esse horário.
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 04:41:59 pm por O Bigode do Sala »

estvmkt

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Novembro 03, 2019, 04:30:08 pm »
Bem,eu preferiria uma Antena 3 dessas 3 grelhas...
O Miguel Peixoto pergunto o que lhe deu para ir para a Best Rock...
A Best Rock no meu ver foi uma rádio criada para manter viva a Comercial Rádio Rock,pois a nível de carreira quem lá foi parar pouco ou nada saiu valorizado.
Surpreendo-me é porque o José Marino foi para a Comercial,foi basicamente para uma praia que não era a dele...
Coisas que pouco ou nada se entende.
Mas confesso,gostava imenso de voltar a ver a Comercial Rádio Rock no Ar...
A Antena 3 bem podia fazer esse papel...

O Bigode do Sala

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Novembro 03, 2019, 04:51:10 pm »
Bem,eu preferiria uma Antena 3 dessas 3 grelhas...
O Miguel Peixoto pergunto o que lhe deu para ir para a Best Rock...
A Best Rock no meu ver foi uma rádio criada para manter viva a Comercial Rádio Rock,pois a nível de carreira quem lá foi parar pouco ou nada saiu valorizado.
Surpreendo-me é porque o José Marino foi para a Comercial,foi basicamente para uma praia que não era a dele...
Coisas que pouco ou nada se entende.
Mas confesso,gostava imenso de voltar a ver a Comercial Rádio Rock no Ar...
A Antena 3 bem podia fazer esse papel...

O Miguel Peixoto, provavelmente, já estava farto de ter sido desvalorizado na 3. Ele era o pivô das Manhãs da 3 e viu o seu espaço reduzido a um mero repórter quando entrou a equipa vinda da RC.
Quando a A3 fez 20 anos, ele foi entrevistado e disse que o que lhe fazia mais confusão foi ter saído da Energia (uma rádio rock) e ter sido obrigado a passar Corona e Scatman John nos primeiros tempos da 3 😂.
Na Best sempre podia organizar um programa das manhãs à sua imagem.

Por fim, o José Mariño disse na entrevista à Chelas TV que em 2000, quando saiu para a Comercial, já estava farto de fazer o mesmo na A3 e deu a entender que na estação sempre existiu algumas quezílias internas entre animadores.

estvmkt

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Novembro 03, 2019, 05:03:40 pm »
Mudar para a Comercial só a de agora.
Agora aquela do Tojal...
E mesmo o Pedro Ribeiro demorou e encarreirar com a coisa...
Da 3 é que fiquei surpreso.
Muitos Antena 1 atuais...
O Miguel Peixoto merecia mais destaque,como o Miguel Freitas.
A Best Rock no meu ver merecia uma rede nacional...

estvmkt

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Novembro 03, 2019, 05:13:45 pm »
O Miguel Simões que hoje está na M80 ele próprio já esteve na Comercial...
Mas o fim da rádio rock para a era Tojal foi mudança bem brusca.
Sairam: Miguel Simões e Pedro Marques pouco tempo depois,além do Pedro Ribeiro,Maria Vasconcelos,Markl.
Entraram o Nilton,José Carlos Cunha,Bruno Pereira,João Vaz,Marta Santos,Miguel Chagas,José Mariño...
Nunca percebi a Comercial da era Tojal...
Parecia concorrência à RFM...
Curioso que o Miguel Peixoto nunca esteve na Comercial...
Mais curioso ainda,antes do Pedro Ribeiro fazer as Manhãs da Comercial foi o Pedro Marques... E a Vanda chegou a fazer salvo erro nos anos 90... (99 acho eu).
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 05:16:38 pm por estvmkt »

Atento

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Novembro 03, 2019, 05:23:22 pm »
A programação da ANTENA 1 de 1997 era de fugir. Algo absolutamente intragável e provinciano.

O Bigode do Sala

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Novembro 03, 2019, 05:29:19 pm »
O Miguel Simões que hoje está na M80 ele próprio já esteve na Comercial...
Mas o fim da rádio rock para a era Tojal foi mudança bem brusca.
Sairam: Miguel Simões e Pedro Marques pouco tempo depois,além do Pedro Ribeiro,Maria Vasconcelos,Markl.
Entraram o Nilton,José Carlos Cunha,Bruno Pereira,João Vaz,Marta Santos,Miguel Chagas,José Mariño...
Nunca percebi a Comercial da era Tojal...
Parecia concorrência à RFM...
Curioso que o Miguel Peixoto nunca esteve na Comercial...
Mais curioso ainda,antes do Pedro Ribeiro fazer as Manhãs da Comercial foi o Pedro Marques... E a Vanda chegou a fazer salvo erro nos anos 90... (99 acho eu).

O José Mariño saiu da Antena 3 em 2000, precisamente para a Rádio Comercial - Rádio Rock do ainda director Luís Montez.
O Pedro Ribeiro já faz manhãs na RC desde 1996, ainda na era mais informativa com a direcção do Rui Pêgo.
Há uns excertos do HQMC de 1999 no YouTube, com a Vanda Miranda e o Pedro Marques nas manhãs a fazerem férias do Malato e da Ana Lamy.

Por fim, penso que a MCR aprendeu a lição com o Pedro Tojal, pois nunca mais tiveram um cargo de director para toda a MCR.
A Comercial dele era claramente uma RFM wannabe.
Deve ter sido caso único na história da rádio em Portugal que, quase uma equipa inteira, num dia estava numa estação, no outro estava em apenas 3 frequências (Lisboa, Porto e Coimbra), mudando radicalmente o estilo da estação.
Creio que os únicos que ficaram da era Rádio Rock foram a Vanda Miranda, o Pedro Marques e o José Mariño.
Os outros foram completamente chutados para canto.
Há uns anos, circulava na net o início do último Programa das Manhãs, onde ouviamos com bastante enfado a Maria de Vasconcelos a anunciar a despedida da RC.
O Pedro Tojal, antes de ingressar na direcção da MCR, fazia as manhãs da RFM (líder incontestável de audiências) e deveria fazer-lhe muita espécie ter um programa da manhã e uma rubrica numa rádio, então rival, a ganhar-lhe aos pontos, enchendo cine-teatros e tendo dos livros mais vendidos daquela altura.
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 05:31:58 pm por O Bigode do Sala »

O Bigode do Sala

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Novembro 03, 2019, 05:34:28 pm »
A programação da ANTENA 1 de 1997 era de fugir. Algo absolutamente intragável e provinciano.

Curiosamente, mesmo com as péssimas condições técnicas de agora, penso que a actual Antena 1 beneficiou com a fusão com a RTP e se rejuvenesceu.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Novembro 03, 2019, 05:43:15 pm »
Diogo Beja esteve na ANTENA 3 antes de 2009.
Como disseram, esteve na 3 de 2001 a 2005, onde fez primeiro o Serviço Público às 18:00 e depois substituiu o José Carlos Malato nas manhãs em 2003. Saiu em Setembro de 2004 para a Best Rock quando o Programa da Manhã com o Pedro Ribeiro (que foi para o RCP), Nuno Markl (que foi para a Antena 3) e Maria de Vasconcelos terminou.
Em Novembro de 2005 foi reforço do Pedro Ribeiro no seu regresso às manhãs da Comercial. O que implicou mudanças nas manhãs das restantes rádios: no RCP foi o Aurélio Gomes para o lugar de Pedro Ribeiro; na Cidade voltaram para as manhãs a dupla Pedro Marques e Ana Moreira que estavam na Comercial; na Best ficou o Miguel Peixoto sozinho.
Em Março de 2006 vieram também da Best para a Comercial o António Sérgio e a Ana Isabel Arroja.
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 05:57:36 pm por AG »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Novembro 03, 2019, 05:48:17 pm »
O José Mariño saiu da Antena 3 em 2000, precisamente para a Rádio Comercial - Rádio Rock do ainda director Luís Montez.
Foi para a nova Mix FM fazer as manhãs com a Sílvia Alberto.