Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 727 vezes)

CT1GZB

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Rádio Renascença
« em: Fevereiro 13, 2021, 05:56:01 pm »
Apesar de ser uma Rádio da qual nunca fui ouvinte respeito os seus 87 anos de idade.

« Última modificação: Novembro 09, 2021, 10:36:10 pm por AG »
Viva a Rádio!!!

Fsantos

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re: Rádio Renascença
« Responder #1 em: Maio 03, 2021, 08:48:58 am »
Talvez me possam ajudar a relembrar o nome de um programa do início dos anos 80, que passava pelas 18h, durante a semana. Salvo erro, o apresentador chamava-se Paulo Coelho. Boa música, textos e entrevistas...

guest6

• Visitante
« Responder #2 em: Maio 03, 2021, 09:28:40 am »
Talvez me possam ajudar a relembrar o nome de um programa do início dos anos 80, que passava pelas 18h, durante a semana. Salvo erro, o apresentador chamava-se Paulo Coelho. Boa música, textos e entrevistas...
Início dos anos 80 na RFM? Deve estar equivocado pois a RFM só existe desde 1 de Janeiro de 1987.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 03, 2021, 09:30:01 am »
Não imagino qual seja o programa, mas devia ser com o Paulino Coelho e não Paulo, que faz já muitos anos passou para a RR. O mais antigo que me lembro da RFM é do Malato com um apoio de um refrigerante a dar um top e o Top 25 RFM com o Paulo Fragoso, mas na primeira encarnação, porque o ouvia no autocarro a caminho da Faculdade, depois de visitar a família.

Boxx

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 03, 2021, 09:42:59 am »
Paulo Rocha (hoje na Antena1) apresentou o programa de final de tarde na RFM às 18h, penso que o nome do programa era o “regresso dos heróis”. O Paulino Coelho (hoje RR) apresentou o “geração de 90” no horário 10/13, que explorava muito a brit pop que surgiu no início dos 90.

Fsantos

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 03, 2021, 09:46:57 am »
Agradeço a sua ajuda, mas não creio ser o Paulino Coelho, que só ingressou na RFM em 1986.  Julgo que o radialista em questão esteve antes na Rádio Universidade.

Boxx

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 03, 2021, 09:52:21 am »
Nesse horário, com programa de autor, só me recordo do Paulo Rocha, do Luis Loureiro / José Relvas com “ideiafix” ou o Rui Branco com “atlântida”. Ou às 20/22 com o mítico “serra de estrelas” / João Porto. Como era boa esta radio nos seus primeiros 6 anos de vida!
« Última modificação: Maio 03, 2021, 09:55:13 am por Boxx »

tuscano

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 03, 2021, 01:40:53 pm »
Nesse horário, com programa de autor, só me recordo do Paulo Rocha, do Luis Loureiro / José Relvas com “ideiafix” ou o Rui Branco com “atlântida”. Ou às 20/22 com o mítico “serra de estrelas” / João Porto. Como era boa esta radio nos seus primeiros 6 anos de vida!
Atlântida excelente programa esse, que saudades desses tempos da RFM.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 05, 2021, 08:54:28 pm »
Agradeço a sua ajuda, mas não creio ser o Paulino Coelho, que só ingressou na RFM em 1986.  Julgo que o radialista em questão esteve antes na Rádio Universidade.
Estive a consultar algumas grelhas no Diário de Lisboa e a essa hora tal como ainda hoje davam a missa na OM e no FM.

Quando passou a haver desdobramento, que parece ter começado algures em 1982 nos emissores OM de Muge e no Porto, só encontrei um programa às 16:00 que se chamava Todos à Uma.

Já em 1983, na "Rede Sul de FM" dava às 14.00 o Duas Vezes Seis (antecedente do As 100 Mais?) e só às 21:00 o Quando o Telefone Toca.

Por isso pergunto se esse programa não seria na Comercial? Nessa altura na RC-FM às 18:00 era emitido o Círculo em FM, da responsabilidade do Círculo de Leitores. Um dos últimos a apresentar o programa foi o Miguel Quintão, no fim dos anos 80.

Radiofilo

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Maio 05, 2021, 09:07:17 pm »
Estive a consultar algumas grelhas no Diário de Lisboa e a essa hora tal como ainda hoje davam a missa na OM e no FM.

Quando passou a haver desdobramento, que parece ter começado algures em 1982 nos emissores OM de Muge e no Porto, só encontrei um programa às 16:00 que se chamava Todos à Uma.

Já em 1983, na "Rede Sul de FM" dava às 14.00 o Duas Vezes Seis (antecedente do As 100 Mais?) e só às 21:00 o Quando o Telefone Toca.

Por isso pergunto se esse programa não seria na Comercial? Nessa altura na RC-FM às 18:00 era emitido o Círculo em FM, da responsabilidade do Círculo de Leitores. Um dos últimos a apresentar o programa foi o Miguel Quintão, no fim dos anos 80.

O "Círculo em FM" foi apresentado durante vários anos pelo José La Féria e pelo José Ramos, em épocas distintas e ambos já falecidos.

Inclusivamente, chegou a passar por lá o João Chaves (antes de ingressar na Renascença para ser um dos fundadores da RFM em 87 com o mítico "Oceano Pacífico").

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Maio 06, 2021, 09:31:36 am »
Entre encontrei um programa em Novembro de 1984 nesse horário, ano em que parece ter realmente havido uma separação nítida entre a emissão OM e FM. O Estaminé do Ritmo.
« Última modificação: Maio 06, 2021, 11:45:46 am por AG »

R4

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Maio 06, 2021, 11:19:55 am »
Quando houve essa separação nítida o canal era a RR FM Sterio.
Tinha às 10h a loja do mestre André, como Marcos André, às 13 o estamine do ritmo como Luís Loureiro, às 16h a cor do som com o Rui Pego, às 20h a serra de estrelas numa primeira fase como Jorje Peixoto e depois o João Porto e o mítico Oceano Pacífico com o João Chaves.

O todos à uma, era um programa de Aurélio Carlos Moreira, emitido na OM de Muge, entre as 13 e as 16.
Numa altura em que a RR queria acabar com os programas de produção independente que eram emitidos nesse horário (13/16), mas alguns tinham contratos longos.
Na OM Muge que cobria uma vastíssima área (Ribatejo, Alentejo, grande Lisboa e uma parte do distrito de Leiria), a RR começou a transmitir 24 h de produção própria.
Mais tarde o Todos à uma transitou para a Voz de Lisboa...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 06, 2021, 11:47:58 am »
Em novembro de 84 era assim:

Radiofilo

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 06, 2021, 09:41:12 pm »
Quando houve essa separação nítida o canal era a RR FM Sterio.
Tinha às 10h a loja do mestre André, como Marcos André, às 13 o estamine do ritmo como Luís Loureiro, às 16h a cor do som com o Rui Pego, às 20h a serra de estrelas numa primeira fase como Jorje Peixoto e depois o João Porto e o mítico Oceano Pacífico com o João Chaves.

O todos à uma, era um programa de Aurélio Carlos Moreira, emitido na OM de Muge, entre as 13 e as 16.
Numa altura em que a RR queria acabar com os programas de produção independente que eram emitidos nesse horário (13/16), mas alguns tinham contratos longos.
Na OM Muge que cobria uma vastíssima área (Ribatejo, Alentejo, grande Lisboa e uma parte do distrito de Leiria), a RR começou a transmitir 24 h de produção própria.

Mais tarde o Todos à uma transitou para a Voz de Lisboa...

"A Cor do Som", excelente programa de Rui Pego que, se não estou em erro, posteriormente passou para o horário noturno. Foi neste programa que, pela primeira vez na minha vida, ouvi as chamadas "músicas do mundo", pois havia um dia da semana em que a emissão (2 horas) era integralmente preenchida por discos deste género musical. E foi com música do Mali, nunca me esqueci deste pormenor.

« Última modificação: Maio 06, 2021, 09:50:05 pm por Radiofilo »

Radiofilo

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Maio 06, 2021, 09:48:57 pm »
Em novembro de 84 era assim:

Recordo-me muito bem destas grelhas de programas da RC e da RR.

"Matinée", com Marques Vidal e Dora Maria;
"No Calor da Noite", com Ruy Castelar e companhia;
"O Vapor", com José La Féria;
"O Som da Frente", com António Sérgio;
"Ondas Luisianas", com Luís Filipe Barros;
"Círculo em FM", com José Ramos;
"Em Órbita", apresentado por João David Nunes, idealizado pelo Arqto. Jorge Gil;
"Pé de Vento", excelente programa com Júlio Isidro.

Da RR Fm estereo recordo-me, também, do "Paju" e do "Pentagrama", curioso programa de 30 minutos de duração em que passavam 5 temas musicais intercalados por mensagens publicitárias lidas pelo apresentador.