Autor Tópico: Radio Digital em Portugal e no Mundo  (Lida 25450 vezes)

ruicleto

• Sr. Member
    • Ver Perfil
Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« Responder #75 em: Fevereiro 27, 2020, 01:47:36 pm »
Interessante artigo que compara tecnologias de emissão FM/DAB+/5G, disponível em worlddab.org: https://www.worlddab.org/system/news/documents/000/011/339/original/5G_factsheet_February_2020.pdf?1582629876

O artigo poderá ser considerado "tendencioso", mas pelo que expõe no texto, de facto o sistema DAB+ apresenta mais vantagens (recordo que o 5G, envolvendo sempre a receção de dados, será pago certamente), colocando-se o sistema 5G como possível complemento em sistemas híbridos de escuta de rádio.

ruicleto

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #76 em: Março 03, 2020, 08:14:42 pm »
Interessante artigo sobre o ponto de situação da rede de rádio digital em Itália (DAB+), e sua vantagem em relação à rede de FM (o artigo começa na página 12 do folheto em formato PDF). Outro desenvolvimento e abertura de espírito...
disponível em https://www.radioworld.com/resource-center/digital-editions/inside-the-march-issue-of-radio-world-international-2

morenoboy

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #77 em: Março 22, 2020, 03:26:26 pm »
ola boa tarde!!para quando o DAB em portugal?alguem sabe de alguma coisa?informaçao??abraços a todos!!

guest6

• Visitante
« Responder #78 em: Março 22, 2020, 03:37:39 pm »
ola boa tarde!!para quando o DAB em portugal?alguem sabe de alguma coisa?informaçao??abraços a todos!!
Neste momento a informação é = ao n° emissões : ZERO. E as probabilidades não são muito superiores.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

morenoboy

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #79 em: Março 22, 2020, 09:22:42 pm »
ou seja :( não ira haver mais radio digital por ca? :( sempre podia haver e manter o FM analógico!e no futuro?

abraços

guest6

• Visitante
« Responder #80 em: Março 23, 2020, 10:18:49 am »
ou seja :( não ira haver mais radio digital por ca? :( sempre podia haver e manter o FM analógico!e no futuro?

abraços

Não tenho como responder a nenhuma dessas questões. Se até ao momento as duvidas eram muitas, a partir do momento da crise que vivemos encontrar respostas ainda se afigura mais difícil.

ruicleto

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #81 em: Março 23, 2020, 03:46:36 pm »
Não podemos desanimar. Julgo que, mais tarde ou mais cedo, haverá uma diretiva europeia para implementar a rádio digital, tal como foi feito para implementar o 5G e a consequente libertação de frequências atribuídas à TDT.

guest6

• Visitante
« Responder #82 em: Março 23, 2020, 05:03:01 pm »
Não podemos desanimar. Julgo que, mais tarde ou mais cedo, haverá uma diretiva europeia para implementar a rádio digital, tal como foi feito para implementar o 5G e a consequente libertação de frequências atribuídas à TDT.
Não me parece.
O espectro de FM faz "falta" para algo? Não parece.
O DAB está assim tão implanto no mundo?Pois não.
Ainda não houve nada que me fizesse mudar de opinião: uma tecnologia (DAB) que tem bem mais de 20 e continua sem massificar, provavelmente nunca vingará.
Mais depressa massifica a net no carro que vinga o DAB. Mas é a minha analise.

morenoboy

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #83 em: Março 23, 2020, 05:56:36 pm »
a verdade e que ja existe em boa parte da europa e nao so o sistema DAB e DAB+ :O :) abraços

guest6

• Visitante
« Responder #84 em: Março 23, 2020, 07:17:12 pm »
a verdade e que ja existe em boa parte da europa e nao so o sistema DAB e DAB+ :O :) abraços
E considera que o sistema massificou? Uma tecnologia que nasceu na década de 90 do século passado. Estamos falados...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

ruicleto

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #85 em: Março 23, 2020, 07:23:04 pm »
Para os que não acreditam, por favor vejam o seguinte sítio na internet que diz respeito à evolução/implementação da rádio digital (DAB+) nos diferentes países… Não esqueçam que qualquer plataforma de emissão de rádio pela internet (4G/5G) será sempre paga!
Nota: O DAB+ é uma versão muito melhor e com mais capacidades que a anterior DAB.

Portugal é já uma "ilha" isolada no resto da europa do DAB+. Tenho até alguma vergonha, num Portugal que, normalmente, está na vanguarda da tecnologia  :-[

https://www.worlddab.org/countries

guest6

• Visitante
« Responder #86 em: Março 23, 2020, 07:29:04 pm »
Para os que não acreditam, por favor vejam o seguinte sítio na internet que diz respeito à evolução/implementação da rádio digital (DAB+) nos diferentes países… Não esqueçam que qualquer plataforma de emissão de rádio pela internet (4G/5G) será sempre paga!
Nota: O DAB+ é uma versão muito melhor e com mais capacidades que a anterior DAB.

Portugal é já uma "ilha" isolada no resto da europa do DAB+. Tenho até alguma vergonha, num Portugal que, normalmente, está na vanguarda da tecnologia  :-[

Já é do meu conhecimento há muito esses elementos, e não fez com que alterasse a opinião. O tempo dirá se estou errado ou certo.

ruicleto

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #87 em: Março 23, 2020, 08:07:13 pm »
Para os mais céticos informo que, por exemplo a Bélgica, que está dividida em duas distintas regiões que ocupam uma superfície de cerca de 1/3 de Portugal - Flandres e Valónia (com a exceção da comunidade de Bruxelas), apresenta para cada uma das duas regiões um grande número de rádios que seria impossível, no modo analógico e face à limitação de frequências, se apenas tivessem o tradicional FM.

dou o exemplo da Valónia - rádios com total cobertura em toda esta região:
https://www.dabplus.be/fr/programmes/

dou o exemplo da Flandres - rádios com total cobertura em toda esta região:
https://www.dabplus.be/nl/radiozenders/

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #88 em: Março 23, 2020, 09:14:33 pm »

Se tem vergonha de Portugal não ter DAB, eu prefiro ter vergonha se algumas rádios não aguentarem a crise que aí vem porque não têm apoios para enfrentar a brutal queda de receitas publicitárias. Eu estou mais preocupado com o risco de se ter profissionais das rádios a dar aos filhos o pão que deveria ser o pequeno-almoço deles porque deixaram de ter dinheiro para comer condignamente. Não estou tão preocupado com o facto de muitas rádios não terem milhares de euros para modernizar e digitalizar todo o equipamento para poderem operar no sistema DAB. Em tempo de guerra, não se gasta dinheiro em excentricidades - e quando ninguém sabe quão grande vai ser o desastre económico nos próximos meses, o DAB, depois da Covid-19, seria, para muitas rádios, como passar semanas sem comer para comprar um iPhone. Há que saber ter prioridades.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

ruicleto

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #89 em: Março 23, 2020, 10:49:11 pm »
Caro Luis Carvalho, claro que esta mudança para o digital só fará sentido se e quando o país tiver condições para tal, sem querer desprezar quaisquer rádios locais ou outras que, muito certamente, atravessam e atravessarão grandes dificuldades, tal como toda a nossa sociedade, face a esta terrível pandemia. Apenas refiro que a transição será inevitável, mais tarde ou mais cedo. O termo "vergonha", apenas se refere a um estado de espírito pessoal, face ao elevado nível de desempenho tecnológico a que Portugal já nos habituou ao longo dos últimos anos (recordo que foi pioneiro no DAB na Expo 98), exceto nesta área da rádio digital.
« Última modificação: Março 23, 2020, 10:52:07 pm por ruicleto »