Autor Tópico: Rádio 5 - 88,4 MHz Espinho  (Lida 5895 vezes)

nelsonsoares

• Full Member
    • Ver Perfil
Re: Rádio 5 - 88,4 MHz Espinho
« Responder #30 em: Maio 24, 2021, 08:30:51 pm »
A Rádio 5 está em total incumprimento das obrigações da Lei da Rádio relativamente aos blocos noticiosos há MESES. Não é semanas, é MESES. E a caixa alta que esta conta se encontra a utilizar não é para menos.

Na estação detida por Acácio Marinho não há nem tem havido uma única notícia sobre Espinho nos 3 blocos noticiosos diários que emitem, ainda por cima de baixa qualidade sonora. São todas sobre a Maia, como se a rádio fosse dessa terra e tivesse sido roubada a Espinho. Inacreditável.

Qualquer espinhense que queira ouvir as notícias da sua terra não consegue, na rádio onde era suposto estarem a ser emitidas.

O cúmulo dos cúmulos é estar por estes dias um anúncio sobre a reciclagem na Maia, quer como se a rádio se ouvisse em condições na totalidade desse concelho (que não se faz, e só aí já é muito questionável), quer como se fosse licenciada para a Maia!!!

Um total e completo desrespeito para com a cidade de Espinho!

O mais interessante é que a ERC já foi avisada por e-mail para estes incumprimentos, no início deste ano, e cinco meses e meio passados não deu resposta nem nada fez, nem atual nem retroativamente.

Mais: os indicativos de frequência mencionam "Rádio 5 - Porto" e "No coração do Porto" (no início da hora) quando a estação é de... Espinho, distrito de... Aveiro; o emissor situa-se no Monte da Virgem, em... Vila Nova de Gaia. Tudo certo, portanto. Tudo mesmo. Nem é sequer cumprida a obrigação de mencionar a localidade de atribuição da frequência, muito menos *a própria* frequência em 88.4.

A ERC está demasiado permissiva para com as rádios locais e quem perde são as populações de Espinho, Anta, Silvalde e Paramos que ficam sem rádio que as sirva como tinham e têm todo o direito de ter. Isto não é admissível!

A conta Memórias da Rádio vem assim fazer esta denuncia pública de uma situação que ofende diretamente a Lei da Rádio, a população da cidade de Espinho, e que a ERC insiste em não fiscalizar!
Eu acho que o caso mais caricato, fazendo uma comparação com este caso, é o da Rádio Vizela, à qual a licença foi atribuída ao concelho de Lousada.
Lousada fica no distrito do Porto, e Vizela no distrito de Braga.
E de que me recorde, não me lembro de ouvir notícias de Lousada na Rádio Vizela

Pedro Dinis Ferreira

• #MdR
  • Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Maio 25, 2021, 03:18:18 pm »
É normal, quando o alvará foi atribuído o concelho de Vizela ainda não tinha sido restaurado. Só ressurgiu em 19 de março de 1998. Vizela, Trofa e Odivelas, se bem me recordo.

nelsonsoares

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Maio 25, 2021, 08:58:00 pm »
É normal, quando o alvará foi atribuído o concelho de Vizela ainda não tinha sido restaurado. Só ressurgiu em 19 de março de 1998. Vizela, Trofa e Odivelas, se bem me recordo.
Tal e qual

Memórias da Rádio

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Junho 14, 2021, 07:11:20 pm »
O zénite da radiofonia, o pináculo da originalidade, o farfalle do Éter, o supremo do bonito, o... descrevam como quiserem: o programa Saúde Total, locução de continuidade em português adaptado do original brasileiro, passou a transmitir na Rádio 5 (também transmite na Mundial FM, Pombal 97FM e Popular FM, gravado nos estúdios deste último).

Da responsabilidade de uma igreja qualquer mas eu não consegui perceber qual é.

pdnf

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Junho 14, 2021, 10:52:54 pm »
O zénite da radiofonia, o pináculo da originalidade, o farfalle do Éter, o supremo do bonito, o... descrevam como quiserem: o programa Saúde Total, locução de continuidade em português adaptado do original brasileiro, passou a transmitir na Rádio 5 (também transmite na Mundial FM, Pombal 97FM e Popular FM, gravado nos estúdios deste último). Nada

Nada que me surpreenda. As locais têm os dias contados. Ou vão ser entregues à IURD ou vão passar para as mãos dos grandes grupos. Só vejo uma hipótese no horizonte. Repartir e baralhar com novo concurso e criar uma série de estações nacionais que hoje são locais encaputadas ao abrigo da Lei da Rádio obsoleta de que dispomos.

Pedro Dinis Ferreira

• #MdR
  • Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Junho 15, 2021, 02:19:42 pm »
O zénite da radiofonia, o pináculo da originalidade, o farfalle do Éter, o supremo do bonito, o... descrevam como quiserem: o programa Saúde Total, locução de continuidade em português adaptado do original brasileiro, passou a transmitir na Rádio 5 (também transmite na Mundial FM, Pombal 97FM e Popular FM, gravado nos estúdios deste último).

Queres ver que os 88,4 MHz também vão parar a uma seita?

pdnf

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Junho 16, 2021, 10:44:41 pm »

Problemas financeiros: as locais têm pouco dinheiro. EM Portugal, não há capital para investir. Este tipo de organizações, de credebilidade duvidosa, que se vendem como Igrejas, mas são grandes grupos empresariais, pagam as dívidas e vendem a banha da cobra. Mais a mais, quem mais escuta as locais são pessoas com menor Instrução, logo, há maior retorno garantido. A ERC deveria proibir determinantemente a transmissão de programas de cariz seita (só poderiam transmitir de Igrejas radicadas legalmente junto da CLR).

Mreis

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Junho 17, 2021, 12:21:41 pm »
A Rádio 5 está em total incumprimento das obrigações da Lei da Rádio relativamente aos blocos noticiosos há MESES. Não é semanas, é MESES. E a caixa alta que esta conta se encontra a utilizar não é para menos.

Na estação detida por Acácio Marinho não há nem tem havido uma única notícia sobre Espinho nos 3 blocos noticiosos diários que emitem, ainda por cima de baixa qualidade sonora. São todas sobre a Maia, como se a rádio fosse dessa terra e tivesse sido roubada a Espinho. Inacreditável.

Qualquer espinhense que queira ouvir as notícias da sua terra não consegue, na rádio onde era suposto estarem a ser emitidas.

O cúmulo dos cúmulos é estar por estes dias um anúncio sobre a reciclagem na Maia, quer como se a rádio se ouvisse em condições na totalidade desse concelho (que não se faz, e só aí já é muito questionável), quer como se fosse licenciada para a Maia!!!

Um total e completo desrespeito para com a cidade de Espinho!

O mais interessante é que a ERC já foi avisada por e-mail para estes incumprimentos, no início deste ano, e cinco meses e meio passados não deu resposta nem nada fez, nem atual nem retroativamente.

Mais: os indicativos de frequência mencionam "Rádio 5 - Porto" e "No coração do Porto" (no início da hora) quando a estação é de... Espinho, distrito de... Aveiro; o emissor situa-se no Monte da Virgem, em... Vila Nova de Gaia. Tudo certo, portanto. Tudo mesmo. Nem é sequer cumprida a obrigação de mencionar a localidade de atribuição da frequência, muito menos *a própria* frequência em 88.4.

A ERC está demasiado permissiva para com as rádios locais e quem perde são as populações de Espinho, Anta, Silvalde e Paramos que ficam sem rádio que as sirva como tinham e têm todo o direito de ter. Isto não é admissível!

A conta Memórias da Rádio vem assim fazer esta denuncia pública de uma situação que ofende diretamente a Lei da Rádio, a população da cidade de Espinho, e que a ERC insiste em não fiscalizar!
Eu acho que o caso mais caricato, fazendo uma comparação com este caso, é o da Rádio Vizela, à qual a licença foi atribuída ao concelho de Lousada.
Lousada fica no distrito do Porto, e Vizela no distrito de Braga.
E de que me recorde, não me lembro de ouvir notícias de Lousada na Rádio Vizela

Memórias da Rádio

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Julho 09, 2021, 05:36:40 pm »

Igreja já têm à noite neste momento depois desse programa (previsivelmente). Eventualmente o Acácio Marinho lá fez algum senso e para rádio morta, ao menos que ganhe uns dinheiros para ir tendo algo a entrar, isso faz sentido. Morta por morta...

Interessantemente ou talvez não, continuam todos os incumprimentos que mencionei a 24 de maio também, o que é sinónimo do profundo desrespeito de certas figuras e de quão bem se movem ao mesmo tempo. Muito, muito giro, sem dúvida.

estvmkt

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Julho 09, 2021, 07:15:28 pm »
Melhor ilegalidade: uma local da M80,RDS local e emissão Sempre nacional,a retransmitir sinal da rede regional sul durante mais de uma mês: de 5 de Junho até ontem 8 de Julho. Retomou emissão local hoje.

Zeca 2021

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Julho 09, 2021, 10:40:42 pm »
Melhor ilegalidade: uma local da M80,RDS local e emissão Sempre nacional,a retransmitir sinal da rede regional sul durante mais de uma mês: de 5 de Junho até ontem 8 de Julho. Retomou emissão local hoje.
A M80 é o maior exemplo de como em Portugal se enganam as pessoas de um concelho.
Uma rádio com RDS de um concelho, um animador que diz que está na M80 Valongo, por exemplo, mas sentado em Lisboa.
È uma vergonha, um atenatdo à inteligencia.
O mais engraçado é que a grande maioria acredita nisso. Até os presidentes dos respectivos municípios acham que a M80 é da terra, tal a ignorância que o mundo da rádio em Portugal alastra pelos portugueses. Retirando quem frequenta este forum, a grande maioria não imagina o que são rádios locais, regionais, nacionais e as maroscas em torno dos alvarás locais. Se as populações soubessem que os alvarás locais são da terra e estão nas mãos de rádios da capital, muita gente saia à rua.

R4

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Julho 10, 2021, 06:39:07 am »
O meu caro tem uma retórica já tão formatada que nem percebe o dislate que diz.
Então acha que um ouvinte da M80 de Valongo está muito preocupado  sobre onde está o locutor que ele  ouve, numa hora cerca de três vezes, se tanto...

Para esse ouvinte, o locutor pode estar em Lisboa, Valongo ou China é rigorosamente igual.
Sintoniza a M80 porque gosta da música pop ou rock datada da M80.
Tal como milhares de portugueses.

Zeca 2021

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Julho 10, 2021, 10:31:41 am »
O meu caro tem uma retórica já tão formatada que nem percebe o dislate que diz.
Então acha que um ouvinte da M80 de Valongo está muito preocupado  sobre onde está o locutor que ele  ouve, numa hora cerca de três vezes, se tanto...

Para esse ouvinte, o locutor pode estar em Lisboa, Valongo ou China é rigorosamente igual.
Sintoniza a M80 porque gosta da música pop ou rock datada da M80.
Tal como milhares de portugueses.

Uma rádio que se apresenta como M80 Valongo, o animador diz em antena que o ouvinte está a escutar a M80 - Valongo e afinal está em Lisboa é mentira, é enganar as pessoas. Muitas pessoas acreditam nisso.
Gostava de ver o seu discurso se fechassem todas as rádios na sua terra e depois no RDS aparecesse M80 Lisboa mas com emissão desde Bragança. Ia ser bonito o seu discurso e de muitos aqui pelo forum.
« Última modificação: Julho 10, 2021, 10:46:49 am por Zeca 2021 »

R4

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Julho 10, 2021, 11:23:25 am »
Eu não costumo mudar de discurso. Sendo uma rádio como a M80, para mim era indiferente se a emissão fosse feita em Bragança ( a minha terra) ou Lisboa.

Eu já escrevi aqui que achava esta uma boa altura de fazer um novo concurso para atribuir novos alvarás para as rádios locais, mas trocava  locais por regionais ou Intermunicipais.

Hoje a realidade económica do país real é muito diferente, para pior, da altura em que foram atribuídos os primeiros alvarás.
Hoje o tecido económico de muitos locais é muito depauperado.

Acho que rádios que envolvessem três ou quatro concelhos.

Sou transmontano, conheço bem a região e aqui talvez só três rádios  podessem ter possibilidades, uma em Bragança, outra em Chaves e outra em Vila Real...

Pronto, está a minha opinião sobre a matéria das rádios locais...
« Última modificação: Julho 10, 2021, 11:28:25 am por R4 »

joao_s

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Julho 10, 2021, 09:37:41 pm »
Uma rádio que se apresenta como M80 Valongo, o animador diz em antena que o ouvinte está a escutar a M80 - Valongo e afinal está em Lisboa é mentira, é enganar as pessoas. Muitas pessoas acreditam nisso.
Gostava de ver o seu discurso se fechassem todas as rádios na sua terra e depois no RDS aparecesse M80 Lisboa mas com emissão desde Bragança. Ia ser bonito o seu discurso e de muitos aqui pelo forum.
Isso acontece porque uma rádio privada com ambição/público para uma rede nacional, não dispõe condições técnicas para tal. O FM é uma tecnologia primitiva para os dias de hoje, padece de inúmeras limitações, entre as quais, a limitação de espetro, interferências, etc., etc., etc. O número de redes nacionais é limitado e 50% destas são ocupadas pelas emissoras do Estado, com propostas que não entusiasmam ninguém. O peso do estado no FM é excessivo, num modelo que faz lembrar a União Soviética. O FM é uma tecnologia anterior ao início da 2.ª Guerra Mundial, para as necessidades de hoje está esgotado. O governo francês vai lançar 25 estações nacionais em DAB+ (6 públicas, 19 privadas); em FM tal é simplesmente impossível. Os recetores dos automóveis permitem a comutação de uma mesma estação que emita em DAB+ e FM, ou seja, se está numa zona com emissor DAB+ ouve a estação através dessa tecnologia, se estiver numa zona sem emissor DAB+ o aparelho comuta automaticamente para o sinal dessa estação em FM. Em França esta função revela-se particularmente útil, porque a cobertura nacional DAB+ começa em 2021 e termina em 2029.

Por cá não podemos testar, não podemos ouvir, não podemos nada porque não há DAB+. Estamos na cauda da Europa!